Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

IX Gala do Desporto de Penacova distingue os melhores do concelho


tags: Gala, Desporto, Penacova Categorias: Região quarta, 13 março 2019

O auditório do Centro Cultural foi palco, no passado dia 9 de março, da IX Gala de Desporto de Penacova. Centenas de pessoas estiveram presentes no evento onde foi reconhecido o empenho e importância de personalidades concelhias para o desporto. Na totalidade, foram atribuídos prémios em 19 categorias, com as quais foram homenageados desportistas, treinadores e equipas.

Sob a apresentação de Rui Xará e da penacovense Margarida Alvarinhas, a Gala do Desporto de Penacova reconheceu “o trabalho e dedicação, bem como os resultados e prestações dos que levam mais alto e mais longe o nome de Penacova, nas mais variadas modalidades desportivas que se praticam no concelho”.

Na lista dos premiados, a vitória do prémio “dedicação” foi para Alexandre Brás, pertencente à secção de natação da Casa do Povo de São Pedro de Alva, e o prémio de “mérito” foi entregue a José Cunha, do Judo Clube do Mondego.

Quanto aos atletas de formação, feminino e masculino, premiados, Ana Clara Brito, da Mocidade Futebol Clube, e Bruno Nogueira, da AMR Aventura foram os distinguidos. David Lopes, da UPC Chelo – Juniores Futsal, foi o treinador de formação galardoado, e os atletas, feminino e masculino, revelação deste ano foram Ana Rita Fonseca e Samuel Sousa, ambos da AMCR do Silveirinho.

Célia Alves, do Grupo de Solidariedade Social, Desportivo, Cultural e Recreativo de Miro, foi distinguida como atleta do ano, assim como Rodrigo Silva, do Clube de Karaté de Penacova.

Relativamente ao prémio “equipa do ano”, a UPC Chelo (Juniores Futsal) foi quem o conquistou este ano, já o prémio “entidade” foi entregue ao Centro Bem-Estar Social da Freguesia de Figueira de Lorvão.

Os veteranos femininos e masculinos, também foram distinguidos nesta edição. Lúcia Silva, da equipa Korpo Activo BTT/U.D. Lorvanense e Sérgio Mesquita, do Centro de Trail Carlos Sá/Team Penacova, foram os premiados nesta categoria.

A distinção “promoção desportiva” foi entregue ao Centro de Trail Carlos Sá/Team Penacova, a “especial do júri” ao Clube de Pesca de Penacova. Na categoria “compromisso com o desporto”, Joana Carvalho foi a vencedora; na categoria “carreira” foi homenageada Ema Lopes e Carlos Marques, do Clube de Karaté de Penacova, foi elevado a treinador do ano. Por fim, o prémio “Município de Penacova” foi entregue ao Kempo Chinês Aveleira.

Entre as atribuições de prémios houve espaço para momentos musicais e artísticos. Joana Rangel e Tó Ferreira, acompanhados pela Big Band, trouxeram a música ao Centro Cultural, Paulo Baldaia e o apresentador do evento deram espaço às gargalhadas do público com atuações humorísticas, e as Yolo, Classe de Dança Mocidade FC animaram o espetáculo com coreografias executadas por dois grupos de diferentes faixas etárias.

Humberto Oliveira, presidente da Câmara Municipal de Penacova, deixou uma palavra de agradecimento, no discurso de encerramento da cerimónia, a “todos aqueles que fazem com que o nome de Penacova seja cada vez mais ouvido a nível desportivo, quer pelos feitos e lugares alcançados, quer pela forma como divulgam as potencialidades do nosso concelho, tornando possível que hoje muitos nos procurem não apenas para participar nas provas que organizamos ou patrocinamos, mas igualmente para treinar, desfrutando também da nossa hospitalidade e do nosso saber bem receber”.

 

Fotografia: Vencedores das 19 categorias da IX Gala do Desporto de Penacova