Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Filipa Francisco e o Grupo Típico de Ançã apresentam “A Viagem” este domingo em Febres


tags: Espetáculo, Dança, Cantanhede Categorias: Região sexta, 15 março 2019

O Pavilhão Multiusos de Febres vai ser palco do espetáculo da coreógrafa e performer Filipa Francisco, denominado “A Viagem”, às 17h de 17 de março. Caberá ao Grupo Típico de Ançã apresentar coreografias que ”integram algumas tendências da dança contemporânea e que são o corolário de um trabalho de pesquisa, desconstrução e construção que tem vindo a ser desenvolvido durante vários ensaios realizados para o efeito”, segundo refere a autarquia em nota de imprensa.

Este espetáculo integra o programa cultural em rede, proposto pela Comunidade Intermunicipal – Região de Coimbra (CIM-RC), que prevê a concretização de espetáculos em vários concelhos, “todos diferentes e cada um deles concebido com base no folclore de um grupo local”, avançam.

Para Filipa Francisco, “a dança tradicional não tem como fatalidade permanecer à margem da modernidade (nem tão pouco a modernização passa pela anulação das tradições). Sendo uma prática atual, obedece a regras e conjuga outras práticas e processos sociais”. A coreógrafa entende ainda que as danças tradicionais “detêm relevante e inquestionável importância no que toca à cultura dos povos, pela riqueza que encerram no domínio dos costumes e tradições transmitidos de geração em geração, por via das canções, movimentos e trajares”.

A performer confessa procurar aprofundar a sua reflexão social e política da arte, “confrontando esta herança viva com percursos na música e na dança contemporânea”, o que a leva a sair da zona de trabalho artístico que desenvolve para espaços e linguagens que “aumentam as possibilidades de encontro com o público”, termina.

Filipa Francisco estudou na Escola Superior de Dança, na Companhia de Dança Trisha Brown, no Lee Strasberg Institute, em Nova Iorque, e com o dramaturgo André Lepecki. Trabalhou com os coreógrafos e encenadores Francisco Camacho, Vera Mantero, Sílvia Real, Madalena Vitorino, Rui Nunes, Aldara Bizarro, entre outros.

Entre os trabalhos que a coreógrafa já desenvolveu, destaca a “Leitura de Listas”, em colaboração com André Lepecki, “Dueto”, em cocriação com a Idoia Zabaleta, “Para onde vamos?”, projeto integrado nas Comemorações do Centenário da República, e “Vento & Pássaros” para o público juvenil. Filipa Francisco desenvolveu, também, um trabalho de formação e criação com reclusos do Estabelecimento Prisional de Castelo Branco (projeto REXISTIR) e em 2007/2008 foi coordenadora de NU KRE BAI BU ONDA, um projeto de formação em dança e criação no bairro da Cova da Moura – do qual resultou a criação ÍMAN.