Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Rede Social de Anadia cria “Clube Sénior” para maiores de 60 anos


tags: Anadia, Clube, Sénior, Anadia, Anadia, Anadia, Anadia Categorias: Região sexta, 15 março 2019

O “Clube Sénior” foi inaugurado no passado dia 11 de março, na presença da Tuna da Universidade Sénior da Curia, e tem “sede” na freguesia de Avelãs de Cima. A Rede Social da Câmara Municipal de Anadia é a responsável pela conceção deste projeto-piloto, dirigido a pessoas com mais de 60 anos.

De acordo com a autarquia, este projeto pretende, essencialmente, “combater o isolamento social, incentivar a socialização e partilha de experiências entre as pessoas idosas, promovendo atividades de educação, formação, lazer, cultura, desportivas e recreativas”.

Neste momento está definido um conjunto de atividades até 27 de maio, data na qual está programada uma festa de encerramento. No próximo dia 18 de março haverá lugar a um workshop de caracterização e alguns ateliers, a 25 de março decorrerá um chá dançante. No primeiro dia de abril o mote é o cinema português, seguindo-se, a dia 8, uma sessão de “Prevenção de Quedas” no Centro de Saúde, uma visita à Biblioteca Municipal e ao Velódromo Nacional, prevista para dia 15 de abril, um workshop sobre “Suporte Básico de Vida”, orientado pelos Bombeiros Voluntários de Anadia, no dia 24 de abril, e a terminar o mês, a 29 de abril, está programada uma sessão sobre a “Demência” no Centro de Saúde. A 6 de maio é a Guarda Nacional Republicana (GNR) a ministrar uma sessão informativa sobre o tema “Segurança”, a 13 decorrerá uma tertúlia e a 20 haverá jogos tradicionais.

Ao todo são 12 encontros, realizados na Escola Básica do 1º Ciclo de Avelãs de Cima, uma vez por semana, à segunda-feira, entre as 14h30 e as 16h00.

Em suma, este projeto, desenvolvido em parceria com a Freguesia de Avelãs de Cima, que cedeu as referidas instalações escolares para o efeito, tem como principais objetivos “promover a qualidade de vida junto das pessoas idosas e contribuir para um envelhecimento participativo, ativo e saudável na comunidade”.

 

Fotografia: “Clube Sénior” de Avelãs de Cima