Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Cineclub da Bairrada apresenta à Mealhada os clássicos da história do cinema


Apresentar “os grandes clássicos que marcaram a história do cinema” é o compromisso do Cineclub da Bairrada com a Mealhada. Este projeto tem vindo a tomar forma no concelho desde novembro de 2018, apresentando-se agora ao público com um cartaz de filmes do século XX, os quais vão ser exibidos nas últimas quartas-feiras de cada mês, à exceção de agosto, de 20 de março a 18 de dezembro.

O Cineclub da Bairrada já tem caminho feito em Cantanhede de há dois anos a esta parte e, segundo refere Justino Melo, um dos impulsionadores do projeto no concelho da Mealhada, “tem tido muito sucesso, inclusivamente, há um mês teve 80 pessoas a assistir ao filme e, este mês teve 50”.

Inspirados pela recetividade que o projeto tem tido no concelho vizinho e animados pela paixão que têm pela sétima arte, Artur Castro, Mónica Ferreira, Filipe Saraiva, Hugo Guerra, Hugo Seabra e Justino Melo formaram o grupo que irá impulsionar o Cineclub da Bairrada na Mealhada, assim como em Anadia.

Primeiro filme é exibido na Mealhada a 20 de março

Em Anadia o primeiro filme foi exibido a 13 de março. “M de Morte”, de Fritz Lang, de 1931, foi a escolha da organização para dar início a este projeto, ao qual aderiram cerca de 30 pessoas, de acordo com Justino Melo.

Na Mealhada a primeira exibição está agendada para as 21h de 20 de março, na Biblioteca Municipal, que será a sala de cinema onde até ao final do ano, nas últimas quartas-feiras de cada mês, no mesmo horário, serão exibidos os 11 filmes selecionados.

“Charade”, de Stanley Donen, é a primeira proposta deste primeiro ciclo, na Mealhada. Justino Melo esclareceu que a aposta neste filme “de género policial e cómico pretende atrair o maior número possível de público”, sendo que, de modo geral, a escolha dos 11 filmes advém de uma “aposta na diversidade de géneros e na qualidade dos atores”.

Sessões de cinema vão ser comentadas

Para a primeira sessão, Justino Melo espera ver o auditório da Biblioteca Municipal com lotação esgotada e levanta um pouco o véu sobre o que vai acontecer no dia 20, “por ser a primeira sessão, estamos a preparar algumas surpresas que não vou poder revelar, mas posso adiantar que nos primeiros 15 minutos vamos fazer uma breve apresentação do projeto”. Justino Melo explicou ainda ao nosso jornal que em cada sessão “primeiro daremos a palavra a um comentador que irá contextualizar o público no tempo e no espaço em que decorre o filme, depois apresentamos a “película”. António Pedro será o responsável por fazer o comentário ao filme “Charade”.

Na globalidade, Justino Melo refere que este primeiro ciclo de exibições apresenta “três filmes “leves” e três filmes de culto”, sendo que dois deles serão cinema mudo e, portanto, darão lugar a um cine concerto.

Depois da exibição de “Charade”, está, então, prevista a apresentação da “Fúria de Viver”, de Nicholas Ray, a 24 de abril, com o comentário de Justino Melo, ao qual se segue o primeiro cine concerto deste ciclo, agendado para 22 de maio, a partir do filme “The Three Stooges – Sing a Song of Six Pants”, de Jules White. Nesta mesma data será exibido “The Boat”, de Buster Keaton, e uma curta-metragem de Cristiano Jesus, que também será o comentador dessa sessão. A 19 de junho o “Royal Wedding”, de Stanley Donen é a proposta, à qual se segue, a 24 de julho, “Confesso (I Confess)”, de Alfred Hitchcock, filme comentado pelo Padre Rodolfo Leite.

“M de Matou”, de Fritz Lang, é a aposta para 25 de setembro, à qual se segue “A última vez que vi Paris” (no original em inglês “The Last Time I Saw Paris”), de Richard Brooks, no dia 23 de outubro. O “Esplendor na Relva”, de Elia Kazan será exibido no dia 20 de novembro, com o comentário de Paulo Fajardo, repórter da SIC, dando-se por concluído este ciclo com o segundo cine concerto, protagonizado por Gonçalo Parreirão, Geovani Pereira e Paulo Silva, a partir dos filmes “The Rink”, de Charlie Chaplin, e “O Garoto de Charlot”.

Cineclub da Bairrada quer levar os clássicos do cinema para mais concelhos

São estas as propostas do Cineclub da Bairrada para a Mealhada, às quais a organização incentiva a população a aderir em massa. “Fascinar, recordar e conviver” são as palavras-chave com que Justino Melo descreve o projeto no qual esta inserido e que tem o objetivo de, futuramente, se alargar a Águeda, Oliveira do Bairro, Mira e Vagos.

 

Fotografia: Imagem do filme “Charade”, primeiro filme a ser exibido na Mealhada