Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Município da Mealhada apresenta-se ao país e ao mundo com nova identidade gráfica


A nova imagem do Município da Mealhada mostra apenas a letra “M”, a inicial do nome da cidade, desenhada com linhas e ligações entrelaçadas. Esta é a primeira imagem gráfica que o Município lança em alternativa ao brasão da cidade, com ela pretende-se que quem a vê se transporte para as características específicas do concelho, nomeadamente as ligações ferroviárias e afetivas, a morfologia do território e o artesanato.

Concebida pelos serviços internos da autarquia, esta nova proposta identitária do município pretende reunir numa só imagem a tradição vínica da região, a acessibilidade viária e ferroviária do concelho, uma ligação sentimental entre os diversos setores do Município e deste para com o munícipe, bem como os valores, os sentidos e as emoções que caracterizam a Mealhada.

Na conceção da imagem, a autarquia revela que o processo partiu da frase “Mealhada é…”. Uma frase curta que é completada pelas diversas distinções obtidas pelo município em várias áreas, como a desportiva, gastronómica e florestal, nomeadamente, através da atribuição do título de floresta nacional à Mata do Bussaco.

Autarquia assume características do concelho na nova logomarca

Em análise, a autarquia revela que é na génese etimológica da palavra Mealhada que se começa por explicar a nova imagem gráfica do município. Derivada da palavra “Meadela”, que significa “confluência ou cruzamento de vários caminhos”, de acordo com nota de imprensa veiculada pela autarquia, a Mealhada surge com uma logomarca que é materializada num “cruzamento de várias linhas”. A multiplicidade de linhas remete para “diversos aspetos que caraterizam o concelho da Mealhada, procurando reavivar uns, já extintos, homenageando-os, e sublinhar a importância atual de outros, bem presentes no nosso quotidiano. Traduz, por exemplo, ainda que simbolicamente, a velha tradição do empalhamento de garrafões - a artesã Maria Natália Dias Morais, de Barrô (Luso), ainda conserva/preserva essa tradição -, em que se cruza a palha para tornar a malha mais densa e forte”, explica a edilidade.

Outra das características do concelho que a nova imagem pretende refletir é a vinícola, através das “linhas mais ou menos simétricas e longas das vinhas, combinando-se a grande propriedade vinícola com as pequenas linhas de videiras fundamentais para a subsistência de tantas famílias”, esclarece a autarquia.

Além das vinhas, as linhas que constituem a nova identidade do município, querem também simbolizar as “vias rodoviárias e ferroviárias que tanto marcam o município”. A este propósito, a edilidade lembra que a Mealhada e todo o concelho são atravessados “pela mais importante linha ferroviária nacional (Linha do Norte), a mais importante estrada nacional (IC2/EN1) e a mais antiga autoestrada portuguesa (A1)”.

Por trás do “crescente número de linhas” está também a intenção de espelhar o “progresso que o município tem vindo a conquistar, bem como o rumo inovador que o município preconiza e que defende que seja traduzido na qualidade de vida dos seus munícipes”.

Nova imagem gráfica pretende substituir antigo brasão da Mealhada

Está apresentada a imagem que “pretende retirar da comunicação municipal o “velho brasão”, cuja mancha de cor da versão principal é o verde, também ele inerente à atual imagem institucional do Município. “O verde é já uma imagem de marca do concelho e da Mealhada, pelo que, a manter-se, como defendemos, permite que este processo de transição/evolução seja gradativo. Por isso, não tão “violento”, nem tão potencialmente gerador de resistências à mudança”, defende a autarquia.

“Para um Município que se quer moderno, onde a história se encontra com a ruralidade e se cruza com o futuro, a identidade visual agora proposta reflete muito mais do que a novidade de um grafismo, transmitindo solidez, simplicidade, alegria e esperança, numa síntese de valores como a solidariedade, a proximidade, a inovação e a transparência”, declara a autarquia em comunicado de imprensa. Em suma, esta nova marca pretende ser um “elemento estratégico de afirmação e pretende identificar não só o município, mas também o território “Mealhada”, concluem.