Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Replicar Socialform implementa na Mealhada projeto-piloto de cuidados em geriatria e demência


sexta, 15 março 2019

A Mealhada irá ter uma resposta a nível da saúde mental, nomeadamente no que se refere à geriatria e à demência, assegurada pela Replicar Socialform, “uma organização especializada a nível nacional na formação de quadros superiores nas Instituições do 3º setor e organizadora do Congresso Internacional de Geriatria”, esclarecem em nota de imprensa.

Neste momento ainda não é conhecida a data de inauguração, sabe-se apenas que o projeto-piloto irá ter um espaço de atendimento ao público na Rua da Misericórdia, em frente ao Centro de Saúde da Mealhada, sob a coordenação técnica e científica de Susana Henriques, investigadora em Neurociências e Psicologia Clínica, especialista em programas de reabilitação neurocognitiva e autora de várias obras sobre o desenvolvimento e estimulação cognitiva para pessoas adultas com perturbações neurocognitivas.

Considerada pela Organização Mundial da Saúde como um problema de saúde pública, a demência é uma doença crónica, “que afeta uma percentagem considerável de pessoas com mais de 65 anos. Com um envelhecimento da população sem precedentes, que segundo as Nações Unidas quase duplicará em 2050, as doenças crónicas terão igualmente um crescimento extremamente preocupante”. É a pensar nestes dados que a Replicar SocialForm diz trazer para a Mealhada um projeto-piloto de cuidados especializados em geriatria e demência, de forma a “complementar os serviços prestados por IPSS’s e Misericórdias, focalizados principalmente na área neurocognitiva em pessoas com diagnóstico de demência, na tentativa de contrariar o processo de evolução da doença neurodegenerativa”.

De acordo com comunicado de imprensa difundido pela Replicar Socialform, este projeto tem como objetivo proceder à “avaliação e intervenção terapêutica em pessoas com demências”, não só no espaço de atendimento localizado na Rua da Misericórdia, como também nas “próprias instituições de apoio social a idosos e em contexto domiciliário”, avançam.

O projeto-piloto conta com o apoio do Município da Mealhada, sendo que a organização prevê levar o projeto, a curto prazo, para outros concelhos limítrofes. No próximo ano, a Replicar Socialform trará para a Mealhada, a 19 de junho, o III Congresso Internacional de Geriatria e Saúde Mental.