Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

“Esta é a maior feira de turismo portuguesa, portanto, se não estivéssemos aqui, também não íamos para mais lado nenhum”


tags: Entrevista, Rui Marqueiro, BTL Categorias: Região quarta, 20 março 2019

O Município da Mealhada esteve representado na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), realizada entre os dias 13 e 17 de março, na Feira Internacional de Lisboa (FIL). Nesta edição a autarquia investiu na imagem e apresentou um expositor com a assinatura de dois arquitetos mealhadenses, Gisela e Telmo Oliveira, bem como uma mascote, denominada “Maravilhosa”, e uma nova identidade gráfica. Rui Marqueiro, presidente da Câmara Municipal da Mealhada, esteve à conversa com o “Jornal da Mealhada”, no penúltimo dia da BTL, explicando-nos o investimento na presença do Município na BTL, bem como na respetiva imagem.

Jornal da Mealhada – Que importância tem para o Município a participação na BTL?

Rui Marqueiro – Esta é a maior feira de turismo portuguesa, portanto, se não estivéssemos aqui, também não íamos para mais lado nenhum. Nós viemos aqui e vamos à Guarda, agora no mês de abril ou maio, e espero que lá também seja um êxito. É uma feira muito mais pequena, mas tem em vista o mercado do interior e o espanhol. É uma segmentação da oferta turística para nós e temos tido êxito, porque nós temos indicadores que nos dizem que há muita gente vinda de Viseu, Guarda, ali daquelas cidades do interior, que nos visitam, assim como espanhóis.

JM – Qual tem sido a recetividade do stand ao Município da Mealhada nesta edição da BTL?

RM – Sou suspeito para falar, mas as pessoas têm-me dito que este é, talvez, o melhor stand que trouxemos. De uma maneira geral as pessoas gostaram muito, aliás, colegas meus que aqui vieram disseram que este é o melhor que trouxemos à feira. Fiquei contente, naturalmente, os arquitetos e toda a equipa também.

JM – O Município optou, este ano, por investir na conceção de um stand com a assinatura de dois jovens arquitetos mealhadenses. Pode considerar-se uma aposta forte na imagem do Município?

RM – Não foi nem forte nem fraca. Nós antes contratávamos os stands com empresas, este ano, um conjunto de pessoas entenderam que era bom dar a possibilidade de alguém nascido, criado e vivido no Município apresentar uma ideia.

JM – Quando idealizaram o stand imaginavam-no da forma como hoje o vemos?

RM – Quando nós o pensámos, eu, o vereador Nuno Canilho e os arquitetos, era para ser um stand assim, aliás, ele vai estar em outras feiras e “amanhã”, com ligeiros retoques, temos outro stand diferente. Ficou um pouco mais dispendioso, pela razão de que estamos a comprar um stand que fica nosso. Os outros, utilizados em edições anteriores, não, eram de empresas de aluguer.

JM – Uma das grandes atrações apresentadas nesta feira é a “Maravilhosa”, a mascote do Município. Qual é a finalidade deste conceito?

RM – A mascote tem por princípio o facto de estarmos na terra do leitão ou, melhor dizendo, numa terra de muito leitão, até porque há outras terras com leitão. Ao princípio hesitei um bocadinho quando me apresentaram esta ideia, mas depois convenceram-me a trazer a mascote e ela está a ser um êxito. As pessoas gostam muito, os garotos adoram, enfim, é uma boa maneira, também, de as pessoas se sentirem próximas, até porque ela é muito afetiva, abraça toda a gente…É engraçada!

JM – Nesta altura foi, também, lançada a nova logomarca do Município. Foi uma estratégia pensada o anúncio desta novidade na BTL?

RM – Não. Andámos muito tempo a trabalhar nisto, porque o velho brasão está “gasto”. O brasão vai existir sempre, porque é a heráldica do Município, mas pensámos em fazer alguma coisa diferente. Começou, então, uma discussão entre nós, onde se falava de caminhos, caminhos cruzados, caminhos-de-ferro, rodovias… E saiu o que agora podem ver. Acho que o resultado é feliz, a oposição, das poucas coisas de que disse bem foi da imagem (risos)… Estamos todos satisfeitos!

 

Fotografia: Rui Marqueiro, presidente da Câmara Municipal da Mealhada