Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

EPVL prepara a mesa para as Jornadas da Restauração


tags: EPVL, Jornadas, Restauração quarta, 20 março 2019

“O Futuro está…” na Mealhada, no que se refere à restauração. Quem o diz é a Escola Profissional Vasconcellos Lebre (EPVL), entidade responsável pela organização das Jornadas da Restauração, que se vão realizar na EPVL nos próximos dias 22 e 23 de março.

De acordo com informação divulgada na página de Facebook da escola, o programa previsto para sexta-feira, dia 22 de março, tem início pelas 09h00, e durante o período da manhã segue-se um conjunto de intervenções. A primeira será feita por Hugo Batista, um ex-aluno da EPVL, que irá falar sobre o respetivo percurso escolar. A professora Cláudia Pereira, coordenadora do curso de Cozinha e uma das responsáveis pela organização das Jornadas da Restauração, adjetiva de “brilhante” o percurso escolar do aluno, vendo-o até como um “exemplo e incentivo para os colegas do 2º e do 3º ano, pela responsabilidade e empenho que demonstrou perante o profissionalismo que a escola exige”. Segue-se a intervenção de um representante do Grupo Pestana, sob o tema “A exigência do mercado”, e Olga Cavaleiro, representante da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas encerrará a manhã com uma dissertação sobre o tema “Raízes e Gastronomia”.

Após a pausa para almoço, que acontecerá na EPVL mediante marcação prévia, Paulo Pereira, responsável pelo projeto do Gin AMICIS, nascido com o apoio da CEARTE (Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património) há um ano, irá falar sobre o tema “Empreender para o sucesso” a partir do projeto que desenvolveu.

Para finalizar o programa do primeiro dia do evento, a partir das 15h30, quatro ex-alunos vão falar sobre as suas experiências profissionais, nomeadamente, Diogo Moura no Luxhotels, José Capela no 100 Maneiras, Dália Marques no Mélia Ria, e Cátia Bastos no Hotel do Parque.

No sábado, dia 23 de março, o restaurante pedagógico “A Prova dos Novos” irá receber um jantar, marcado para as 19h, onde os convidados de honra são os chefes de cozinha de algumas unidades hoteleiras e restaurantes de todo o país. O destaque desta mesa vai para o chefe de cozinha do hotel Casa da Calçada (Amarante), Tiago Bonito, cujo talento foi premiado com uma estrela Michelin, pela primeira vez, em 2018. Para além deste chefe, vão estar presentes Carlos Gonçalves (Instituto do Emprego e Formação Profissional - IEFP), Manuel Alexandre (Pestana Cidadela Cascais), Orlando Esteves (Palace Hotel Estoril), Susana Oliveira (EPVL), Tony Salgado (Pestana Palácio do Freixo), Valdemar Onofre (Morais Eventos) e Diana Jorge (EPVL).

Denominado “À Nossa Mesa”, este jantar apresenta um menu cuja matéria-prima são os produtos endógenos, que prometem ser trabalhados de “forma inovadora”, garante a professora Cláudia Pereira.

Cláudia Pereira e Diana Jorge, coordenadora do curso restaurante e bar, dividem a responsabilidade de organizar as Jornadas da Restauração que têm vindo a marcar o calendário de atividades da EPVL.