Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Escolas da Mealhada criam alheira de leitão, máquina de reciclagem e trabalhos em vime para Concurso Municipal


tags: Mealhada, Concurso, Ideias, Mealhada, Mealhada, Concurso, Concurso, Concurso, Mealhada, Mealhada, Mealhada Categorias: Região segunda, 25 março 2019

A Mealhada levou a cabo um concurso de ideias, do qual resultaram três projetos vencedores: uma alheira de leitão, um projeto de empalhamento de garrafas de vidro e uma máquina de reciclar automática. Estes projetos, desenvolvidos pela Escola Básica nº 2 da Mealhada e pela Escola Profissional Vasconcellos Lebre, seguem agora para a fase das finais intermunicipais, que decorrem em Mortágua e Vila Nova de Poiares.

Os alunos do terceiro ciclo da Escola Básica nº 2 da Mealhada apresentaram ao público a “Mealheira”. Este é um produto gastronómico que reinventa a tradicional alheira, introduzindo-lhe um novo ingrediente, que é a matéria-prima da região – o leitão. Conforme afirmam os criadores da "Mealheira", esta “procura ser um produto gastronómico de excelência, confecionado a partir de sobras de leitão e que seja acessível quer no que diz respeito ao seu consumo quer ao nível de preço”.

Já os alunos do segundo ciclo da mesma escola exibem a “Vimeada 2.0”. Este projeto consiste em revestir de vime garrafas de água de vidro, nomeadamente as “garrafinhas Wicker”, com o objetivo de as tornar reutilizáveis, amigas do ambiente, protetoras da qualidade da água, dotando-as de um design diferente e diferenciador.

Vila Nova de Poiares será a próxima paragem onde a Escola Básica nº 2 da Mealhada vai apresentar os dois projetos vencedores no município. A 25 de maio os alunos irão disputar a final intermunicipal do segundo e terceiro ciclos – Expo Artes e Ofícios/Empresas.

A Escola Profissional Vasconcellos Lebre (EPVL) concebeu a AutoRecycle, ou seja, uma “máquina capaz de fazer reciclagem automaticamente”, explica a autarquia em nota de imprensa, “o lixo será colocado numa passadeira e os vários materiais irão ser detetados através de sensores. Estes sensores enviarão um sinal para o autómato, que por sua vez, comandará os motores com o objetivo de os diferentes materiais seguirem a trajetória correta”. Este foi o projeto vencedor na categoria ensino secundário/profissional e que se prepara para nos dias 6 e 7 de maio, em Mortágua, disputar a final intermunicipal.

Estes projetos que seguem para a fase intermunicipal do Concurso Municipal de Ideias, foram escolhidos por um júri, composto pelo vice-presidente da Câmara Municipal da Mealhada, Guilherme Duarte, pelo presidente da Associação Comercial e Industrial da Bairrada e Aguieira (ACIBA), Carlos Pinheiro, e pela designer Manuela Rego. De acordo com a edilidade, a seleção dos projetos foi feita obedecendo aos “critérios definidos para cada grau de ensino”.

Todos os projetos participantes a nível municipal, segundo avança a autarquia, receberam prémios de participação, que se convertem em entradas na Piscina Municipal da Mealhada e no Cineteatro Municipal Messias.

Promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC), o Concurso Municipal de Ideias, realizado ao abrigo do programa Realiza.te, conta a sexta edição este ano, na qual mais de 150 turmas das escolas Básica nº 2 da Mealhada, Secundária da Mealhada e Profissional Vasconcellos Lebre participaram.

 

Fotografia: Alunos do terceiro ciclo da Escola Básica nº 2 da Mealhada apresentam a "Mealheira"