Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Bairrada Cycling conquista pódios na 1ª e 2ª provas da Taça de Portugal de Ciclismo Feminino


tags: Bairrada Cycling Team, Ciclismo, Feminino Categorias: Desporto terça, 26 março 2019

A corrida pela Taça de Portugal de Ciclismo Feminino teve início no dia 23 de março, em Albufeira, e prosseguiu, no domingo, em Palmela. Em prova está a Bairrada Cycling Team que alcançou pódios quer num dia quer noutro, com as corredoras Beatriz Pereira e Beatriz Martins.

O primeiro dia de prova foi brindado com um dia de sol. As atletas, conforme as categorias nas quais estavam inscritas, tiveram pela frente diferentes distâncias. A elite tinha 87 km para correr, as juniores tinham 70 km e as cadetes 53. Nesta prova o destaque foi para Beatriz Pereira, que alcançou o segundo lugar na classificação geral de cadetes.

No domingo, a prova ficou marcada pelo número record de participantes, comparando com as edições anteriores da prova. Rolaram na estrada 89 ciclistas, somando as categorias de elite, juniores, cadetes e masters, sendo que em 2018 foram apenas 44 a competir.

Palmela viu passar um pelotão muito jovem, segundo avança a equipa do Bairrada Cycling, “destaca-se a grande percentagem de cadetes e juniores face ao total de corredoras – 36% do pelotão foi formado por corredoras entre os 14 e os 18 anos”, números que para a equipa velocipédica bairradina demonstram “que o trabalho de base está a dar frutos no rejuvenescimento e no crescimento do ciclismo feminino em Portugal”.

Quanto à classificação no segundo dia de prova, o desempenho das atletas Beatriz Pereira e Beatriz Martins merecem destaque. A primeira corredora ficou em 2º lugar na geral de cadetes e a segunda ficou em 3º lugar na categoria de juniores.

Em jeito de balanço, a direção desportiva do Bairrada Cycling afirma: “as nossas atletas mostraram-se bastante concentradas e entusiasmadas neste arranque de temporada, alcançando boas prestações”, acrescentando que todas “dignaram da melhor maneira as cores da Bairrada ao atingirem lugares cimeiros dos pódios”.