Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

FESTAME 2019 inaugura cartaz de espetáculos com os HMB


tags: HMB, FESTAME, Mealhada Categorias: Região terça, 26 março 2019

Dia 7 de junho vai ser o “Dia D” da Feira do Município da Mealhada (FESTAME). O grupo musical HMB, conhecido pelas músicas “Sente”, “Amor é Assim” e, mais recentemente, “Peito”, é o primeiro a atuar no palco do evento do concelho, que se vai realizar entre 7 e 16 de junho, na zona desportiva da cidade.

Héber Marques é o vocalista da banda soul e funk que irá ser a responsável por abrir as hostes da edição deste ano da FESTAME. O concerto que vão apresentar, segundo avança a autarquia em nota de imprensa, é “de celebração dos seus 10 anos de carreira, durante o qual serão interpretados, entre muitos outros, os grandes sucessos como “Feeling”, “Talvez” e “Naptel Xulima”.

Deste concerto o público pode esperar uma sonoridade soul e RNB, aliás, são estas as matrizes sonoras da banda cuja sigla significa “Héber Marques Band”. Músicas com um toque jazz, funk e hip hop, sempre em português e com muito groove, são as que definem o repertório da banda, que promete agitar o público que se juntar na zona desportiva da Mealhada.

No ADN dos HMB a autarquia mealhadense diz estarem “influências muito claras da música negra norte americana de Al Green, Marvin Gaye, Stevie Wonder, Michael Jackson”. Inspirações musicais que estão na base de um percurso de sucesso que a banda tem feito, do qual faz parte a conquista do prémio Melhor Música, na edição de 2017 dos Globos de Ouro, através do tema “O Amor é Assim”, que conta com a participação da fadista Carminho, e do prémio Melhor Grupo, nos Globos de Ouro do ano anterior.

“Mais” é o nome do último trabalho discográfico, resultante de uma “brincadeira de amigos” que constituem a banda portuguesa HMB: Héber Marques (vocalista), Fred Martinho (guitarrista), Daniel Lima (teclista), Joel Silva (baterista) e Joel Xavier (baixista). Alguns dos temas deste último CD, provavelmente, farão parte do concerto do próximo dia 7 de junho que a banda irá dar na FESTAME.

A FESTAME, cuja organização é da responsabilidade da Câmara Municipal da Mealhada, irá decorrer ao longo de 10 dias, para os quais a edilidade promete “um cartaz de animação nos dois palcos e no recinto do certame com uma qualidade superior à do evento de 2018”.

O Complexo Desportivo da Mealhada irá “ganhar nova vida com a exposição agrícola, comercial e industrial, com as tasquinhas e a sua gastronomia, com o artesanato e a área de espetáculos”, afirma a autarquia mealhadense.

Encerradas as inscrições para os expositores na FESTAME, a autarquia encontra-se, agora, a proceder à seleção das candidaturas que vão integrar a edição de 2019 do evento do concelho, no qual a entrada se mantem gratuita, quer no acesso aos espetáculos, quer no acesso aos expositores e artesãos.

Fotografia: HMB