Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Governo concede 500 mil euros para Orçamento Participativo Jovem 2019


tags: OPJP, IPDJ, Jovens Categorias: Região terça, 26 março 2019

O Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) abriu o processo de submissão de propostas para o Orçamento Participativo Jovem Portugal (OPJP) 2019 até 29 de abril. Depois de aprovada a resolução do Conselho de Ministros que regula o funcionamento e os critérios de análise técnica para validação das propostas apresentadas, os jovens entre os 14 e os 30 anos são convidados a participar neste desafio de âmbito nacional.

Nesta edição do OPJP, os jovens participantes devem centrar as respetivas propostas nos temas-chave do Plano Nacional para a Juventude, nomeadamente: na educação formal e não formal, emprego, habitação, saúde, ambiente e desenvolvimento sustentável, governança e participação e igualdade e inclusão social. Para levar a efeito os projetos selecionados, o Governo concede 500 mil euros, tal como previsto na Lei do Orçamento de Estado para 2019.

Segundo refere o IPDJ, o OPJP tem como objetivos “o reforço da qualidade da democracia”, assim como promover um “maior envolvimento de jovens nos processos de decisão, promovendo a sua participação na definição de políticas públicas adequadas às suas necessidades e ao interesse do país”.

Pede-se, portanto, aos cidadãos jovens dos 14 aos 30 anos a participação neste “processo de participação democrática”, através da apresentação e votação de projetos de investimento público, lembrando que “nas duas edições anteriores foram apresentadas mais de 800 propostas, que foram votadas por mais de 13 mil cidadãos jovens”, de acordo com o IPDJ.

Até ao dia 29 de abril, os interessados um submeter propostas para o OPJP podem fazê-lo através da plataforma do programa - https://opjovem.gov.pt – ou presencialmente nos encontros de participação. Para esclarecer dúvidas sobre este programa, o IPDJ recomenda a consulta da página de internet que lhe está associada.