Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Poesia visita as escolas do ensino básico do concelho de Penacova


tags: Poesia, Escolas, Penacova Categorias: Região terça, 26 março 2019

No passado dia 21 de março comemorou-se o Dia Mundial da Poesia e para assinalar a efeméride a Rede de Bibliotecas de Penacova levou a poesia a visitar as escolas do ensino básico do concelho, com a ajuda da Companhia de Teatro Experimental de Vila Nova de Poiares.

“Ela é a magia das palavras que nos falam do sentido das coisas e deve ser espalhada para nos fazer ver a beleza da palavra”, afirma a autarquia sobre o significado da palavra poesia.

Com o objetivo de levar as crianças a embarcar numa viagem ao mundo da poesia, a Companhia de Teatro Experimental de Vila Nova de Poiares “vestiu-se a rigor para apresentar poemas de Luís Vaz de Camões, Fernando Pessoa e Sophia de Mello Breyner Andersen. Três poetas com obra literária mundialmente conhecida”, refere a autarquia penacovense em nota de imprensa.

Este ano é também o da comemoração do centenário do nascimento de Sophia de Mello Breyner, “a primeira mulher portuguesa a receber o mais importante galardão literário da língua portuguesa, o Prémio Camões, em 1999”, recorda a edilidade penacovense. A pontuar a narrativa da poetisa estão variados temas, nomeadamente: o mar, o tempo, a liberdade, beleza, perfeição, culto pela arte e tradição. Estes conceitos-chave patentes na obra de Sophia de Mello Breyner, de acordo com a autarquia de Penacova, “remetem-nos para uma ideia da poesia como valor transformador fundamental”.

Recordamos que o Dia Mundial da Poesia foi criado pela UNESCO, com o intuito de celebrar a “diversidade de diálogo, a livre criação de ideias através das palavras, da criatividade e da inovação”. Para além disso, esta efeméride pretende realçar “a importância da reflexão sobre o poder da linguagem e do desenvolvimento das habilidades criativas de cada pessoa, isto porque a poesia contribui para a diversidade criativa, inferindo na nossa perceção e compreensão do mundo”.