Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

PS homenageou Odete Isabel, única mulher presidente da autarquia mealhadense


Categorias: Região quinta, 05 janeiro 2017

Foi na sede do Partido Socialista, ontem, dia 04 de janeiro, que o partido homenageou os presidentes eleitos nas primeiras eleições autárquicas pós-25 de abril. A primeira e única presidente da autarquia mealhadense (em 1976), Odete Isabel, foi distinguida. Rui Marqueiro, atual presidente da autarquia, e Arminda Martins, vereadora, também estiveram presentes.

“Homenageamos aqueles que, há 40 anos, foram pioneiros no poder local. A todos muito obrigado por aquilo que deram ao poder democrático local. Foi uma geração extraordinária, que teve que fazer tudo desde o princípio, foi uma geração que fez tudo”, disse António Costa no momento da homenagem.

xa0

Maria Odete Isabel

Maria Odete Isabel nasceu a 14 de julho de 1940, “numa aldeia esquecida da Freguesia dos Covões, Concelho de Cantanhede, chamada Montouro”. É gandaresa nas origens, mas bairradina no coração: “Muito cedo fui para a Mealhada, pois os meus pais, numa ânsia de melhorarem as condições de vida (eram comerciantes de peixe, naquela altura quase almocreves), ali se decidiram fixar. Hoje considero-me uma pessoa do Montouro mas, fundamentalmente, mealhadense”, afirmou em 2010 ao jornal Aurinegra.

Deixou o mundo das Ciências Farmacêuticas da mesma forma como nele entrou: com determinação e irreverência. Decidiu que se aposentaria no dia 25 de Abril de 2010, nem antes, nem depois. E assim foi. Terminam 45 anos de trabalho que marcaram, de forma indelével, as estruturas farmacêuticas hospitalares do País.

xa0

Odete Isabel aposentou-se a seu pedido

A diretora dos Serviços Farmacêuticos dos Hospitais da Universidade de Coimbra, Odete Isabel, aposentou-se a seu pedido, terminando uma carreira profissional ligada à Farmácia Hospitalar. Em reunião da Direção Nacional da Ordem dos Farmacêuticos, o bastonário propôs a aprovação de um voto de louvor pela sua dedicação e elevado profissionalismo com que desempenhou, de forma exemplar, as funções na Farmácia Hospitalar.

O voto de louvor foi aprovado por unanimidade, tendo o bastonário enaltecido o facto de se tratar de uma pessoa de princípios e valores e de uma farmacêutica que muito desenvolveu e prestigiou a Farmácia Hospitalar no nosso país e a quem a profissão muito deve.

“Termina um ciclo da sua vida como diretora dos Serviços Farmacêuticos dos Hospitais da Universidade de Coimbra, mas a profissão e a Ordem esperam ainda poder contar com os seus importantes contributos”, revelou Carlos Maurício Barbosa.

Maria Odete dos Santos da Isabel é licenciada em Farmácia pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto. A sua atividade profissional inicia-se nos Hospitais Civis de Lisboa na qualidade de farmacêutica hospitalar. Posteriormente, e a convite do professor Carlos Silveira, coordena e dirige a área farmacêutica nos Hospitais da Zona Hospitalar do Norte. A convite do mesmo responsável, assume o planeamento e organização dos serviços farmacêuticos do Centro Hospitalar de Coimbra, de onde transitou para os Hospitais da Universidade de Coimbra para reorganizar os Serviços Farmacêuticos onde se manteve como diretora.

Odete Isabel foi também docente da Faculdade de Farmácia, sendo responsável pela introdução da disciplina Farmácia Hospitalar I e II no curriculum académico da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra.

Membro fundador e ex-presidente da Associação Portuguesa de Farmacêuticos Hospitalares, desenvolveu uma colaboração intensa com vários organismos e associações profissionais das áreas médica e farmacêutica. Foi ainda autarca, destacando-se como primeira presidente de Câmara Municipal da Mealhada, eleita após 25 de Abril de 1974. O Código-Civil apenas em 1977 previu a igualdade entre homens e mulheres em Portugal.

Durante as comemorações do Dia Mundial da Saúde, a 7 de abril de 2010, Odete Isabel foi uma das personalidades distinguidas com a medalha de serviços distintos grau ouro, pelos serviços prestados no âmbito do Ministério da Saúde.

xa0

Foto: Partido Socialista