Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Aveiro e Coimbra são dois dos distritos com mais candidaturas submetidas às 7 Maravilhas


tags: 7 Maravilhas, Inscrições, Doces, Doces, 7 Maravilhas, Doces, 7 Maravilhas Categorias: Região quinta, 28 março 2019

As candidaturas às 7 Maravilhas Doces de Portugal terminaram à meia-noite de 17 de março. Fechadas as contas foram apuradas em todo o país 907 inscrições, fazendo desta edição das 7 Maravilhas a mais participada de sempre. Os distritos de Aveiro e Coimbra foram dois dos distritos com mais candidaturas submetidas, com 63 e 62 respetivamente, logo a seguir a Lisboa que foi o distrito com mais candidaturas em todo o país, colocando a avaliação 69 propostas.

“Estivemos a receber inscrições até ao último minuto, numa mobilização sem precedentes quanto à eleição das 7 Maravilhas”, refere a Luís Segadães, presidente da Associação 7 Maravilhas. “Nunca tínhamos recebido tantas candidaturas, o que não só nos permite ter uma representatividade e diversidade extraordinárias de toda a doçaria portuguesa, demonstrando que todo o país vive intensamente os nossos doces”, termina Luís Segadães.

PUB

“Nunca tínhamos recebido tantas candidaturas”, Luís Segadães, presidente da Associação 7 Maravilhas

De acordo com informação veiculada pela Associação 7 Maravilhas, as candidaturas foram feitas, através de uma plataforma localizada na internet, por entidades públicas, privadas e por pessoas singulares, que agora vão ser validadas pelo Conselho Científico. Para já sabe-se que a maior percentagem de candidaturas foi feita pelos municípios, que perfazem um total de 111 candidaturas.

Quanto às sete categorias previstas no concurso, a que detém mais inscrições é a dos “Doces de Território”, com 246 candidaturas, seguindo-se a de “Doces de Inovação”, com 175 doces candidatos, indo ao encontro da tónica desta edição do concurso: “valorizar a doçaria tradicional e por outro lado apostar na inovação, incentivando o empreendedorismo local”, refere a associação responsável pelo concurso.

Relativamente à categoria “Doce de Colher e Doce de Fatia”, esta contou com 126 inscrições, seguindo-se-lhe a dos “Doces de Pastelaria” com 107 candidatos, os “Doces Festivos”, com 101 propostas, e os “Biscoitos e Bolos Secos” com 91 candidaturas.

“Doces do Território” e “Doce de Inovação” são as categorias com mais inscrições

Depois de validadas as candidaturas pelo Conselho Científico, um painel de especialistas irá votar para escolher 21 doces de cada distrito ou região autónoma, organizados pelas sete categorias, sendo três de cada categoria, num total nacional que pode atingir os 420 doces.

Anunciada a lista dos 21 doces escolhidos por cada distrito ou região autónoma, o painel de especialistas volta a reunir para reduzir a lista a sete doces por distrito ou região autónoma, chegando à lista final 140 doces que, posteriormente serão colocados à votação do público.

Primeira votação do público acontece a 8 de maio

Segundo avança a Associação 7 Maravilhas, “estes 140 doces vão ser revelados a 8 de maio e são votados pelo público em 20 programas de daytime, a emitir em direto pela RTP, nos meses de julho e agosto. De cada programa na RTP sai um pré-finalista que passa às semifinais”.

Tal como já havia sido noticiado anteriormente, a novidade desta edição tem que ver com a existência de um grande júri. Este órgão de deliberação é constituído por sete figuras públicas, a quem é a atribuída a responsabilidade de repescar oito candidatos para se juntar aos 20 pré-finalistas apurados pelo público, resultando numa lista de 28 pré-finalistas.

“Os 28 pré-finalistas são divididos por sorteio pelas duas semifinais, nos dias 24 e 31 de agosto, dois programas em direto na RTP1, transmitidos em horário nobre. Em cada semifinal são apurados os sete doces, aqueles que tenham mais votos contabilizados. Nesta fase os sete elementos do Grande Júri assumem grande preponderância, comentando e provando os Doces”, conforme esclarece a Associação 7 Maravilhas.

A Gala Finalíssima já tem data marcada. Decorrerá a 7 de setembro deste ano e será transmitida em direto pela RTP1, onde vão ser eleitos os sete doces como Maravilhas de Portugal, de entre os 14 finalistas apurados, através da votação feita pelos portugueses.

 

Fotografia: José Carlos Malato e Catarina Furtado, apresentadores dos programas 7 Maravilhas na RTP1