Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Cantanhede inaugura a Rota do Calcário este domingo


tags: Cantanhede, Rota, Calcário Categorias: Região sexta, 29 março 2019

Este domingo, Cantanhede vai abrir ao público a Rota do Calcário. O trajeto, que passa por Ançã, Portunhos e Outil, tem uma extensão de 9,7 km e foi concebido através de um trabalho realizado pelo professor João Lucas no âmbito de um estágio no Museu da Pedra, que a autarquia cantanhedense aproveitou para valorizar o património natural que o concelho tem, em harmonia com ação de estruturação de produto turístico promovida pela Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra.

O evento de inauguração da Rota do Calcário terá início às 09h15, no Terreiro do Paço em Ançã, com uma caminhada de participação livre, onde estão envolvidos os inscritos no percurso pedestre organizado pela Associação do Grupo de Bombos “Só Pedra”, de Portunhos, juntando-se à inauguração da Rota do Calcário como parceira.

Segundo avança a edilidade, o regresso ao ponto de partida está previsto para as 10h30, hora para a qual está marcado um convívio com a degustação do bolo de Ançã e espumante, acompanhada de momentos de animação cultural.

Inaugura-se em festa a Rota do Calcário, que foi criada com o intuito de “fomentar a descoberta do património, dos recursos naturais e da biodiversidade das freguesias de Ançã e de Portunhos/Outil”, tal como esclarece a autarquia cantanhedense.

Desenvolvida pelo Município de Cantanhede, esta rota foi criada no âmbito de uma ação de estruturação do produto turístico que a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra está a promover, com o objetivo de valorizar os “corredores de património natural da Região de Coimbra”. No caso de Cantanhede, a criação da Rota do Calcário pretende assinalar “o contributo que a exploração da pedra calcária teve na economia local e na moldura da paisagem rural das freguesias de Ançã e Portunhos/Outil”, afirma a edilidade.

João Lucas, no âmbito de um estágio que realizou no Museu da Pedra, acabou por ser o impulsionador da criação da Rota do Calcário através do trabalho que realizou e que foi aproveitado para a conceção do projeto que, depois de sujeito a homologação, foi aprovado. Inclusivamente, a Rota do Calcário foi considerada “um dos percursos pedestres de real importância para a promoção do concelho e da região”, avança a autarquia em nota de imprensa.

Em retrospetiva, o Município de Cantanhede refere que o processo de homologação da rota teve início em fevereiro de 2018, tendo sido realizadas desde aí várias ações, “entre as quais a elaboração de conteúdos informativos sobre os pontos de interesse de fauna e flora, bem como os recursos turísticos das freguesias por onde se estende a rota, a partir dos dados recolhidos no decurso de visitas técnicas em que foi feito o levantamento dos recursos de maior relevo. O registo fotográfico dos pontos de interesse, para divulgação nos respetivos painéis informativos e interpretativos existentes ao longo do itinerário e a produção de folhetos e outros materiais de divulgação da Rota do Calcário foram outras das etapas do processo. Paralelamente foram efetuados os trabalhos de marcação (pintura) de sinalética, a que se seguiu a colocação de balizas, setas e painéis de delimitação do trajeto no território abrangido”.

Por fim, em janeiro deste ano, o Município de Cantanhede validou os conteúdos informativos e promocionais, depois da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal ter emitido a homologação oficial, atribuindo à Rota do Calcário a matrícula PR 3 CNT.

Lembramos que para além desta rota, que será inaugurada no próximo domingo, o Município de Cantanhede tem também homologada a Rota da Vinha, cuja inauguração ainda tem data por definir e cujo trajeto passa pelas freguesias de Cordinhã e Ourentã, estando em estudo a criação de outras.