Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Anadia apresenta cinco propostas doces às “7 Maravilhas de Portugal”


tags: Anadia, Doces, 7 Maravilhas Categorias: Região sexta, 29 março 2019

O Município de Anadia candidatou cinco doces ao concurso “7 Maravilhas Doces de Portugal”. “Bairradinos”, “Fanecos”, “Aletria do Mugasa”, “Barriga de Freira” e “Amores da Curia” sãs as propostas submetidas à conquista do distintivo 7 Maravilhas.

Conforme avança a autarquia anadiense em nota de imprensa, os “Bairradinos” e os “Fanecos” concorrem na categoria “Doces Inovação”. Os primeiros apresentam a forma de uma rolha de espumante, tendo como principais ingredientes o espumante da Bairrada, amêndoa, ovos e açúcar; os segundos, são bolos de massa fofa de noz, recheados com ovos-moles, decorados com nozes e polvilhados com açúcar em pó.

Na categoria “Doce de Colher e Doce à Fatia” o Município de Anadia apresentou a “Aletria do Mugasa”, feita com massa de aletria fina, açúcar, ovos, manteiga de vaca, casca de limão, água e, no fim, polvilhada com canela; e a “Barriga de Freira”, confecionada manualmente em cima de uma superfície quente, com açúcar, ovos, manteiga de vaca, num tacho de cobre.

Por fim, na categoria “Doce de Território” concorrem os “Amores da Curia”, pastéis de massa folhada muito fina recheada de ovos-moles e polvilhados com açúcar pilé.

Anadia formalizou, então, uma das 907 candidaturas recebidas a nível nacional pela Associação 7 Maravilhas.

Recorde-se que os distritos de Aveiro e Coimbra foram os que mais candidaturas apresentaram, com 63 e 62 respetivamente, logo a seguir a Lisboa, distrito com mais candidaturas, com 69 propostas.

 

Fotografia: Da esquerda para a direita e de cima para baixo: Barriga de Freira, Aletria do Mugasa, Fanecos, Bairradinos e Amores da Curia