Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Rapper mealhadense está nomeado para os International Portuguese Music Awards 2019


tags: Mealhada, Rapper, Prémio Categorias: Cultura sexta, 29 março 2019

André Carvalho, conhecido no mundo artístico como Andy Scotch, está nomeado, na categoria Hip-Hop, para os International Portuguese Music Awards 2019 (Prémios Internacionais de Música Portuguesa - IPMA). O anúncio da nomeação foi feito ontem e o resultado só será conhecido a 18 de maio, numa gala a realizar nos Estados Unidos, em New Bedford.

Natural da Mealhada, André Carvalho nasceu para a música com 10 anos. Segundo se refere na respetiva página de Facebook do artista, “herdou dos pais a paixão pela música”.

Em 2006 começa a partilhar vídeos de improviso e músicas no Youtube, onde se afirmou como rapper com o pseudónimo MC Fly. O primeiro sucesso surgiu em 2009, com a música “Escuta o teu coração” e, mais tarde, em 2012, reuniu um conjunto de músicas originais e fez nascer o primeiro álbum, intitulado “Referência”.

Com 27 anos, André Carvalho muda o rumo da respetiva carreira e apresenta um novo nome artístico - Andy Scotch, com o qual diz ter “fechado um ciclo” dando início a “uma nova fase, uma nova visão, mas principalmente uma nova energia”.

Passados quatro anos, Andy Scotch vê reconhecido o trabalho que tem feito com a nomeação para os IPMA 2019. Este é um prémio atribuído anualmente e que pretende reconhecer o “desempenho notável dos artistas de ascendência portuguesa na indústria da música”, segundo se pode ler na página do evento.

O rapper mealhadense foi nomeado na categoria de Hip-Hop, mas a votação estão outras 11 categorias, nomeadamente: Instrumental, Videoclipe do Ano, World Music (música do mundo), Música Tradicional, Fado, Dance Music (música dançante), Rock, Música Pop, Popular, Novo Talento e Música do Ano.

Conforme explica a organização do evento na respetiva página de internet, os nomeados de cada categoria vão ser avaliados por um painel de especialistas na indústria da música, que vão atribuir a vitória a um nomeado de cada categoria. O anúncio será feito numa cerimónia que terá lugar no próximo dia 18 de maio, nos Estados Unidos, e onde os dois finalistas que competem pela categoria “Novo Talento” vão atuar ao vivo, perante um júri que decidirá no momento qual deles será o vencedor.

Nessa mesma cerimónia vão atuar artistas cujo percurso é reconhecido pelo grande público. Depois de Pedro Abrunhosa, Paulo Gonzo, Boss AC, Olavo Bilac, Miguel Ângelo e Xutos e Pontapés, este ano subirão ao palco, em representação de Portugal, João Pedro Pais, Rita Guerra e Sam the Kid, um rapper e produtor português, e pelo Brasil, Roberto Leal.

Segundo se refere na página de internet do evento, a cerimónia será gravada e disponibilizada mais tarde na internet (www.ipmaawards.com) e através da RTP Internacional.

 

Fotografia: Andy Scotch, rapper mealhadense nomeado para os IPMA 2019

Créditos Fotográficos: Pedro Prata