Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Biblioteca Municipal da Mealhada faz reviver crise académica de 1969 através de uma exposição


tags: Mealhada, Mealhada, Mealhada, Mealhada, Exposição, Crise, Mealhada, Mealhada sexta, 29 março 2019

Começou a 17 de abril de 1969 a crise académica que figurará, durante todo o mês, em exposição na Biblioteca Municipal da Mealhada. Entre documentos e registos fotográficos os visitantes são transportados para o clima de protesto que se instalou à altura, a propósito da impossibilidade do, então, presidente da Associação Académica de Coimbra, Alberto Martins, usar da palavra depois de a ter pedido, no âmbito da inauguração do edifício hoje conhecido como Faculdade das Matemáticas, pertencente à Universidade de Coimbra.

Revisitando a história, as fotografias mostram largas centenas de estudantes a preencher as ruas envergando faixas que pedem melhor ensino e menos atos políticos, menos guerra e repressão.

À altura, a greve e o boicote dos alunos aos exames rendeu-lhes o cárcere e a mobilização para a Guerra do Ultramar, tudo porque levaram a luta pela reintegração de professores e pela democratização do ensino superior até à sala onde decorria a inauguração do edifício das Matemáticas.

Entretanto, o Ministro da Educação e o reitor da Universidade de Coimbra, daquela época, acabaram por se demitir, mas esta crise marcou para sempre a história da academia, pela prisão de vários dirigentes académicos, pela ocupação de Coimbra por forças militares e policiais e, por fim, pela obrigatoriedade de vários estudantes integrarem as forças armadas que combateram na Guerra do Ultramar.

Exposta na Biblioteca Municipal da Mealhada, onde a entrada é livre, esta é a história que pode reviver até ao dia 30 de abril. Para mais informações sobre esta mostra, a autarquia recomenda o contacto através do endereço de correio eletrónico biblioteca@cm-mealhada.pt ou do número de telefone 231 201 681.