Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Campanha “Econtigo Ecomtodos” é apresentada aos jovens no Dia Internacional das Florestas


tags: Jovens, Campanha, Jovens, ICNF, Campanha Categorias: Região domingo, 31 março 2019

“Econtigo Ecomtodos” é o nome da campanha desenvolvida pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) em colaboração com a Direção Geral da Educação (DGE), para sensibilizar os jovens, a partir dos 15 anos, sobre o que é a floresta, o que é que ela representa para todos e, em particular, para a população mais jovem. A apresentação deste projeto foi feita na Sala dos Brazões do Palace Hotel do Bussaco, no passado dia 21 de março, para uma turma do curso técnico de Gestão do Ambiente, da Escola Beira Aguieira, em Penacova.

“A campanha é vossa, o nosso grande objetivo é chegar a vocês”, começou por dizer Rui Pombo, membro do concelho diretivo do ICNF. Inserida no tema desenvolvido pela DGE – “Aprenda a amar a floresta”, a campanha “Econtigo Ecomtodos” visitou ao longo destas últimas semanas mais de 100 eco escolas pertencentes à Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIMRC).

Com o objetivo de envolver os jovens “na problemática da floresta”, esta campanha pretende levar a refletir sobre o que é a floresta, o que é que ela representa para a comunidade e, em especial, para os jovens. “Envolver cada um de nós, de forma individual, inicialmente, para depois conseguir envolver toda a comunidade na problemática da floresta” é o modus operandi desta campanha, afirma Rui Pombo, que apela aos jovens que visitem a página de internet do projeto (http://florestacomfuturo.pt/), onde podem encontrar um vídeo de sensibilização, um jogo e um conjunto de material informativo.

Outra das metas desta campanha tem que ver com o despertar do interesse dos mais jovens para as tarefas e profissões que estão associadas à floresta, incentivando-os a enveredar por uma carreira académica ou por uma vida profissional ligada ao setor florestal, “por exemplo no turismo de natureza ou em espaço rural. Nesta área, para além das profissões serem uma mais-valia, têm cada vez mais saída profissional”, garante Rui Pombo.

O membro do concelho diretivo do ICNF explica que o “Econtigo Ecomtodos” está alicerçado nas quatro funções da floresta: a produção de bens e serviços, os serviços de ecossistema e proteção, a conservação da natureza e o lazer e a paisagem. “Cada uma das funções foi associada a um grande chavão, a uma grande mensagem identificada com um animal”, avança Rui Pombo. A coruja está associada à produção de bens e serviços, sendo denominada de “Criador”; o veado é identificado como o “Protetor” e simboliza os serviços de ecossistema e proteção; o lince é o “Guardião” e é-lhe confiada a missão da conservação da natureza; e, por fim, a águia é o “Explorador”, responsável pelo lazer e pela paisagem.

“A partir de hoje é com todos”, afirma Rui Pombo, porque “a floresta pode ser murada, mas não tem muros, e por isso ela tem que ser gerida e vista como um todo”.

Humberto Oliveira, presidente da Câmara Municipal de Penacova, esteve presente no evento e alertou os mais jovens para a importância da preservação da floresta, nomeadamente da Mata Nacional do Bussaco: “esta mata faz parte do turismo nacional graças ao património natural e também edificado. Neste momento temos também energia, a ser produzida com ventoinhas eólicas colocadas no cimo da Serra do Bussaco, e é o maior aquífero de Portugal. Nesta serra engarrafa-se 80% da água que se consome no país”. O autarca acrescentou ainda que a preservação deste património só é viável “se conseguirmos gerir aquilo que está à volta”.

 

Fotografia: Da esquerda para a direita: Rui Pombo, membro do concelho diretivo do ICNF, Humberto Oliveira, presidente da CMP, Miguel Freitas, Sec. de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, e António Gravato, presidente da FMB