Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

“A dança sempre fez parte da minha vida”


tags: Grande Entrevista, Alcides Ferreira, Samba Categorias: Cultura quarta, 03 abril 2019

Ligado à dança desde sempre, Alcides Ferreira começa a pisar palcos aos 7 anos e atualmente o maior palco que pisa é o Youtube, através de um canal de nome próprio criado há cerca de um mês. Até ao dia 31 de março, Alcides Ferreira angariou 162 subscritores e, entre os quatro vídeos que tem publicados, aquele que soma mais visualizações fala sobre os primeiros passos no samba, com a ajuda de Joana Fernandes, mealhadense que integra o Grémio Recreativo e Escola de Samba Batuque, onde o autor do canal é coordenador de passistas e mestre-sala. Nesta entrevista o Jornal da Mealhada pretende dar a conhecer a origem do canal “Alcides Ferreira” e os respetivos objetivos, assim como o percurso que o venezuelano mais mealhadense do concelho tem feito no samba…

 

Jornal da Mealhada - O seu canal de Youtube foi apresentado ao público quase há um mês. A aceitação tem superado as espectativas?

Alcides Ferreira - Sim, a aceitação dos subscritores ao canal tem sido positiva e o feedback das pessoas também. Estou contente por isso!

 

JM - De onde partiu a ideia de fazer um canal sobre samba na internet?

AF - A ideia surgiu dos meus amigos próximos e do meu grupo de passistas. Eu tenho uma página de Facebook, onde realizo muitos vídeos e diretos, e aí os comentários sempre foram muito positivos. Diziam que eu tinha muito jeito, que era cómico... Entretanto, incentivado pela Carla Santos, arrisquei e criei o meu próprio canal!

 

JM - Que conteúdos podem ser encontrados no seu canal?

AF - Os conteúdos que poderão encontrar no canal têm que ver com eventos do mundo do Samba, tanto a nível nacional como internacional.

Enquanto coordenador de passistas, vou publicar alguns vídeos de aprendizagem rápida de Samba, com passos base e simples de aprender. Também vou fazer entrevistas às passistas batuqueiras e muito mais…

Como Mestre-Sala, ao lado da minha Porta-Bandeira Rita Fernandes, irei fazer a divulgação do meu percurso, através da apresentação de ensaios, testemunhos e entrevistas.

Não revelando mais, convido a subscrever o canal e ficar atento às novidades!

 

JM - Sente que ainda há muito para descobrir sobre o samba?

AF - Na minha opinião, não se trata de descobrir, mas sim de saber explorar, com os meios que temos, e saber chegar ao que queremos, como queremos. No samba, como em outros ritmos de dança, o que conta mais é a intensidade com que captamos e nos apaixonamos por tudo o que nos é ensinado. Falar em descobrir é muito complexo, acho que cada um descobre o seu próprio sentido de samba. Havendo partilha entre pessoas, grupos ou associações, descobrimos sempre alguma coisa nova.

 

JM - O Alcides sai da Venezuela e chega a Portugal em 1999. Segundo refere no seu último vídeo, é em 2000 que contacta pela primeira vez com o Carnaval da Mealhada. Foi amor à primeira vista?

AF - Sim, foi amor à primeira vista! Lembro-me que foi num domingo de Carnaval que assisti em direto ao desfile do GRES Batuque. O desfile estava a ser transmitido pela Praça da Alegria da RTP1, que, entretanto, estava a gravar em VHS, em casa.

O “bicho” do samba começa a surgir quando vejo pela primeira vez a minha querida, e responsável por isto tudo, Paula Gradim, a Madrinha das Madrinhas do Carnaval da Mealhada. Foi ela que despertou o meu amor pelo Samba. Obrigado, Paula, pela tua essência.

 

JM - Como é que aprendeu a sambar?

AF - A dança sempre fez parte da minha vida. Aos 7 anos de idade, fazia animação em casamentos com as minhas parceiras de dança e ao longo do meu percurso escolar sempre fui procurado para realizar coreografias, participava em eventos de dança.... Acho que cada um de nós sabe para o que nasce e eu nasci para a dança!

O samba propriamente dito não me foi ensinado. Fui sempre observador e autodidata, tentando criar o meu próprio estilo e caminho no samba.

 

JM - Tem alguma referência no mundo do samba?

AF - Obviamente que todos temos sempre uma referência! A minha principal referência, não pertence ao mundo do samba, mas é graças a ela que sou apaixonado pela dança, é a minha mãe, que foi professora de ginástica nos anos 90.

A minha referência no samba em Portugal é a Paula Gradim. Recentemente, a Virgínia Pombo, as passistas do “Show do Bota” e as do “Vai quem quer”, o Nuno Basto e o Alexandre Lopes.

Como referência no Brasil, poderia dizer todos, claro, mas falo daqueles que tive oportunidade de conhecer, como a Selminha Sorriso, Rogério Dornele, Carlinhos Salgueiro, Egili Oliveira, Evelyn Bastos, entre outros.

 

JM – Porquê escolheu a Joana Fernandes para fazer tutoriais de samba no seu canal?

A.F. - A Joana Fernandes é muito especial para mim, existe uma conexão que não sei explicar há mais de 10 anos… Ela representa o Samba no seu estado natural e através da essência dela quero incentivar a próxima geração e as restantes passistas.

 

JM -- Que objetivos tem para o seu canal de Youtube?

A.F. - Não vou mentir! Como é óbvio o principal objetivo é ter o maior número de subscritores e visualizações. Contudo, outro dos objetivos, não menos importante, é partilhar com o maior número de seguidores a minha essência, o meu testemunho, sobre a passagem pelo mundo do samba, deixando uma mensagem de força e incentivo para os seguidores e amantes do Samba.

 

JM - O que é que deseja para o futuro do samba?

A.F. – Desejo que surjam gerações novas cheias de vida, que tragam novas essências, novas ideias e, principalmente, que acreditem que é possível ser feliz amando o Samba, sem precisar de pisar os outros para sobressair.

 

Fotografia: Alcides Ferreira