
Se continuarmos com os atuais padrões de consumo prevê-se, até 2030, um aumento do consumo de energia em 45%. Através das boas práticas, todos os consumidores podem poupar não só na carteira, ao reduzir a sua factura de energia mas também no ambiente, preservando assim o nosso planeta.
xa0
Atualmente a sociedade está bastante dependente da energia. O nosso estilo de vida seria impensável sem a energia que chega todos os dias a nossa casa ou ao nosso local de trabalho e que nos possibilita usufruir de um número cada vez maior de equipamentos elétricos que nos proporcionam mais conforto e qualidade de vida.
Contudo, consumir de um modo responsável, utilizando os recursos naturais para satisfazer as nossas necessidades, tentando não comprometer as gerações futuras e o planeta é um verdadeiro desafio na sociedade atual. Um consumidor responsável, apenas compra o que necessita, deve estar informado sobre os efeitos do produto que pretende adquirir no ambiente, evitando, assim comprar artigos que caiam rapidamente em desuso e/ou que não possam ser reciclados.
A energia tem um grande custo para o ambiente e para a carteira do consumidor, que paga cada vez mais pela sua fatura de energia. De acordo com a ERSE, o consumo médio de eletricidade de uma família de 4 elementos representa anualmente cerca de 1167€, o que equivale à emissão de cerca de 805 kg de CO2 para a atmosfera.
É possível ter conforto protegendo o ambiente e assim reduzir o peso da fatura de energia no orçamento familiar, através da adoção de boas práticas de eficiência energética na utilização dos equipamentos e uma melhor atenção do consumidor na leitura da fatura com vista à interpretação dos seus consumos de energia.
Assim, a DECO aconselha: aproveite ao máximo a luz solar; opte por portas e janelas energeticamente mais eficientes; antes de comprar uma casa, solicite uma cópia do certificado energético; desligue os aparelhos quando não os está a utilizar; quando comprar um eletrodoméstico, consulte a etiqueta energética; não coloque os equipamentos de frio próximos de fontes de calor.
Neste sentido, capacitar o consumidor para utilizar a energia de uma forma mais eficiente, é a missão que a DECO pretende levar a cabo por ocasião do Dia Mundial da Energia. Entre 29 de maio e 2 de junho, a DECO {IN} Forma irá realizar workshops para informar os consumidores sobre os comportamentos que podem ajudar a reduzir a sua fatura de energia e a proteger o ambiente.
xa0
Melanie Magalhães, Gabinete de Projetos e Inovação
DECO Centro
Os leitores interessados em obter esclarecimentos relacionados com o Direito do Consumo, bem como apresentar eventuais problemas ou situações, podem recorrer à DECO, bastando, para isso, escreverem para DECO – Gabinete de Apoio ao Consumidor – Rua Padre Estêvão Cabral, 79-5º, Sala 504-3000-317 Coimbra.