Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Liga dos Combatentes de Portugal atribui Medalha de Honra ao Município de Cantanhede


tags: Cantanhede, Medalha, Combatentes Categorias: Região sábado, 13 abril 2019

As comemorações do Dia Nacional do Combatente, realizadas no Mosteiro de Santa Maria da Vitória, na Batalha, foram o momento escolhido pela Liga dos Combatentes de Portugal para agraciar o Município de Cantanhede com a Medalha de Honra e Mérito. A entrega da insígnia foi feita ao vice-presidente da Câmara Municipal, Pedro Cardoso, no passado dia 6 de abril.

Várias personalidades marcaram presença neste dia de festa para a Liga dos Combatentes de Portugal, nomeadamente D. Duarte Pio, Duque de Bragança, Chefe da Casa Real de Bragança e ex-combatente, que honrou a Liga dos Combatentes com a atribuição de uma distinção honorífica.

O evento começou com uma celebração litúrgica, presidida por D. Rui Valério, Bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança em Portugal. Seguiram-se as honras militares, os discursos do presidente da Liga, tenente-General Chito Rodrigues e do Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, e um desfile militar na parada. A terminar as celebrações foi feita uma romagem ao túmulo do Soldado Desconhecido, na Sala do Capítulo do Mosteiro da Batalha.

Pedro Cardoso, sobre a atribuição da Medalha de Honra e Mérito ao município da Mealhada, começa por dedicar “a homenagem a todos os valorosos soldados que foram chamados a combater, nos diferentes cenários de guerra, numa evocação particular aos oriundos do concelho de Cantanhede. A medalha é para eles, como forma de reconhecimento por se terem batido abnegadamente pelo país, alguns com sacrifício da própria vida”.

Ainda a pretexto da distinção recebida pela autarquia, Pedro Cardoso lembrou que “o município de Cantanhede não se poupou a esforços para manter viva a memória desses soldados, o que aliás foi evidente na celebração do Centenário do Armistício da Primeira Grande Guerra e outras ações, bem como no apoio dado a todos os grupos de combatentes, de forma especial ao Núcleo da Liga dos Combatentes do concelho de Cantanhede”.

 

Fotografia: Atribuição da Medalhada de Honra ao Mérito a Pedro Cardoso, em representação do município de Cantanhede