Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Santa Casa da Misericórdia de Lisboa atribui 49.000 euros ao Município de Cantanhede


tags: Cantanhede, Fundo, SCML Categorias: Região sábado, 13 abril 2019

O município de Cantanhede candidatou dois projetos ao “Fundo Recomeçar”, promovido pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML). Depois de terem sido aprovados, a edilidade vai receber 49.000 euros da SCML, tal como atesta o acordo assinado no passado dia 22 de março, entre Helena Teodósio, presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, o provedor da SCML, Edmundo Martinho, o presidente do Conselho Gestão Fundo Recomeçar, Carlos Augusto Clamote, no âmbito de uma cerimónia realizada em Coimbra, na sede da Associação Nacional de Municípios.

A SCML dispõe do “Fundo Recomeçar”, que gere com o objetivo de “apoiar financeiramente iniciativas promovidas por entidades públicas ou privadas, que visem a recuperação do ambiente, o ordenamento florestal e a diminuição do risco de incêndio, através da reconstrução de infraestruturas, aquisição de equipamentos e ao desenvolvimento de projetos e atividades”, esclarece a autarquia cantanhedense em nota de imprensa. Neste fundo está disponível um valor total de quase 1 milhão de euros, podendo candidatar-se a ele autarquias locais, associações públicas e privadas, empresas, entre outros. Assim fez o município de Cantanhede, ao candidatar dois projetos: um tem em vista a aquisição de equipamentos e o outro o desenvolvimento de projetos e atividades.  

Segundo declara a edilidade em nota de imprensa, “o primeiro projeto prevê a aquisição de um trator e corta matos de correntes, de forma a criar e implementar faixas de gestão de combustível, reduzindo assim a exposição da população ao perigo de grandes incêndios, essencialmente na rede viária florestal das freguesias afetadas pelos incêndios do dia 15 de outubro de 2017”. No âmbito desta medida, está também prevista a manutenção das redes de faixas de gestão de combustíveis, contemplada no Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios.

Com o intuito de obter material pedagógico, mais concretamente, manuais informativos de boas práticas florestais, cadernos de atividades, um roll-up, um jogo pedagógico e uma exposição interativa, o município avançou com uma segunda candidatura ao “Fundo Recomeçar”. De acordo com a autarquia, os equipamentos enumerados na segunda candidatura vão ser utilizados em sessões de sensibilização juntos das escolas e nas juntas de freguesia.

 

Fotografia: Helena Teodósio, presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, assina acordo de conceção de apoio com a SCML