Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Executivo anadiense aprova relatório e contas referentes a 2018


tags: Anadia, Relatório e contas, 2018 Categorias: Região sábado, 20 abril 2019

No passado dia 11 de abril o executivo anadiense reuniu e aprovou por maioria, com a abstenção do vereador do PSD, o relatório e contas referentes a 2018, o qual referem ter demonstrado “elevados graus de execução”, refere a edilidade em nota à comunicação social.

Segundo explica a autarquia, “o exercício 2018 assentou numa estratégia de continuidade, tendo como objetivo a melhoria contínua e sustentada do concelho de Anadia, procurando proporcionar melhores condições de vida aos seus cidadãos, empresas, associações e demais entidades oficiais e particulares”.

De acordo com os objetivos delineados, a edilidade garante que “o relatório e contas do ano 2018 apresenta, à semelhança do ano transato, uma elevada taxa de execução orçamental”, assim como “um excelente grau de execução das Grandes Opções do Plano (GOP) e uma diminuição do endividamento bancário”. Além disso, é feita menção à saúde económico-financeira do município, que se traduz, conforme avançam em nota de imprensa, em “indicadores bastante sólidos e com tendência de crescimento ao longo dos últimos anos”.

“A execução orçamental da receita foi de 90,10%, enquanto que a da despesa de 82,02%. No que respeita às GOP, a execução situou-se nos 74,32%. Há ainda a registar a diminuição do endividamento bancário de 1,104 milhões de euros o que, por outro lado, aumenta a disponibilidade para o Município poder aceder a outros instrumentos financeiros de apoio ao investimento”, explica a autarquia anadiense em comunicado de imprensa.

Conforme declara a autarquia, as GOP a que estavam afetos os maiores montantes eram do domínio social e económico. Estas opções pretendiam sustentar duas preocupações: a primeira, a de “melhorar as infraestruturas sociais do concelho” e a segunda, a de impulsionar o sector económico “para o desenvolvimento sustentável a médio e longo prazo”, referem em comunicado.

“O documento apresenta excelentes indicadores económico-financeiros registados, especialmente ao nível da Solvabilidade e da Autonomia Financeira, chegando inclusivamente a melhorar face ao ano 2017, o que demonstra uma boa saúde e gestão financeira do Município”, afirma a edilidade.

Apesar de o relatório e contas de 2018 ter um resultado líquido negativo, a Câmara Municipal de Anadia destaca o investimento no concelho e no apoio às famílias anadienses: “o resultado líquido, apesar de negativo em 1,330 milhões de euros, é o resultado do investimento, do apoio social e económico-financeiro realizado junto das famílias e diversas entidades, no intuito de melhorar o concelho de Anadia e proporcionar melhores condições de vida aos seus cidadãos, bem como dos valores de amortização face aos investimentos de capital realizados”. “Por outro lado, a prestação de contas tem como saldo de gerência o montante de 1.987.109,03 euros, que será distribuído na primeira revisão orçamental, reforçando as dotações e novas rubricas para o orçamento de 2019, assumindo igualmente os respetivos compromissos plurianuais”, acrescentam.

O documento segue para discussão e aprovação da Assembleia Municipal de Anadia, cuja reunião está marcada para 29 de abril.

 

Fotografia: Câmara Municipal de Anadia