Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Mealhada tem dois doces na segunda fase de votação das 7 Maravilhas Doces de Portugal


tags: Mealhada, Doces, 7 Maravilhas Categorias: Região segunda, 22 abril 2019

Entre os 420 doces apurados para a fase de votação do Painel de Especialistas, Aveiro tem 20 candidatos e entre eles estão as cavacas de Luso e as papas de carolo do Rei, pelo Município Mealhada. No próximo dia 7 de maio vão ser conhecidos os 140 doces escolhidos pelos especialistas, num programa emitido em direto pela RTP1, nos quais os portugueses vão poder votas nas eliminatórias distritais.

Ao todo foram recebidas 907 candidaturas para o distintivo 7 Maravilhas Doces de Portugal, mas, neste momento, já são conhecidos os 420 candidatos apurados. Destes vão resultar 140, escolhidos por 140 especialistas, sete de cada distrito e regiões autónomas. Feita a escolha, pelos jurados, os doces vão ser submetidos à votação dos portugueses através das linhas telefónicas disponibilizadas para o efeito nos programa emitidos pela RTP1.

“Os portugueses estão gulosos por este projeto e vemos isso enquanto o processo de votação avança, começa por dizer Luís Segadães, presidente da Associação 7 Maravilhas, “para nós, organização, que acompanhamos o processo desde o primeiro momento é fascinante ver como a eleição vai crescendo, vai ganhando forma e se torna numa oportunidade de projeção e divulgação dos doces e das suas regiões. São centenas os doces que já se comunicaram como candidatos às 7 Maravilhas e que vêm só na candidatura uma oportunidade de serem colocados no mapa”.

Recordamos que a Mealhada tem na fase de votação pelos especialistas as cavacas de Luso e as papas de carolo do Rei. As primeiras concorrem na categoria de “Biscoitos e Bolos Secos” e as segundas na de “Doce de Colher e Doce à Fatia”.

As cavacas de Luso são bolos secos e redondos, de textura dura, com uma cobertura de calda de açúcar. Por outro lado, as papas de carolo do Rei, criadas pelo restaurante Rei dos Leitões, são papas simples, mas ricas, à base de carolo, nozes, pinhões, avelãs, amêndoas, passas, ameixas secas, figos passados, calandro, cerejas cristalizadas, açúcar, casca de limão, canela, manteiga e sal.

Em competição para integrar a lista dos 140 doces que seguem para a votação dos portugueses estão também, pelo distrito de Aveiro, a aletria do mugasa e os bairradinos de Anadia, nas categorias “Doce de Colher e Doce à Fatia” e “Doces Inovação”, respetivamente.

Penacova, um dos concelhos limítrofes da Mealhada, está na mesma luta mas pelo distrito de Coimbra, apenas com os biscoitos de cerveja artesanal beira alva e flor de sal, na categoria de “Doces Inovação”.

“A nossa doçaria é riquíssima e esta eleição comprova-o, com os dois pilares do projeto bem representados, tanto na tradição como na inovação. O papel dos especialistas é garantir a idoneidade do processo, fazendo uma pré-seleção daquilo que os portugueses vão votar. A lista de 140 doces que revelamos a 7 de maio vai ser a cereja no topo do bolo desde processo”, afirma Luis Segadães.

Depois do anúncio, em direto, da lista dos 140 doces sujeitos à votação dos portugueses, seguem-se 20 programas, emitidos em direto pela RTP1 nos meses de julho e agosto, dos quais, em cada um, sai um pré-finalista que passa às semifinais.

Tal como já havíamos noticiado, a grande novidade desta edição é a existência de um Grande Júri, que será responsável pela repescagem de oito candidatos que se vão juntar aos 20 pré-finalistas apurados pelo público, resultando numa lista de 28 pré-finalistas.

Os 28 doces pré-finalistas vão ser divididos por sorteio nas semifinais de 24 e 31 de agosto, que serão transmitidas em direto e em horário nobre pela RTP1. De cada semifinal vão sair 7 doces apurados e, nesta fase, os elementos do Grande Júri assumem, também, a responsabilidade de comentar e provar os doces.

No dia 7 de setembro decorrerá a Gala Finalíssima, que terá transmissão da RTP1, em horário nobre. Nesta data vão ser revelados os sete doces eleitos pelos portugueses, de entre os 14 finalistas, como 7 Maravilhas Doces de Portugal.

 

Fotografias: (De cima para baixo): Cavacas de Luso e Papas de Carolo do Rei