Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Secretário de Estado da Modernização Administrativa visita Loja do Cidadão de Cantanhede


tags: Visita, Loja Cidadão, Cantanhede Categorias: Região segunda, 22 abril 2019

No ano em que a Loja do Cidadão de Cantanhede celebra nove anos de existência, Luís Goes Pinheiro, Secretário de Estado Adjunto e da Modernização Administrativa, visitou o espaço na companhia de Helena Teodósio, presidente da Câmara Municipal de Cantanhede e de Pedro Cardoso, vice-presidente da autarquia.

Com serviços disponíveis ao público deste 29 de março de 2010, Luís Goes Pinheiro faz “um balanço extremamente positivo da atividade da Loja do Cidadão de Cantanhede”, chegando mesmo a fazer referência ao número de atendimentos realizados até ao momento: “ao longo destes quase dez anos foram mais de 900 mil os atendimentos por ano”.

Luís Goes Pinheiro não conhecia o espaço onde funcionava a Loja do Cidadão de Cantanhede e mostrou-se surpreendido com a dimensão do espaço, assim como com “o modo funcional como estão organizadas as áreas de atendimento”.

“Esta é uma boa forma de manter a administração pública próxima dos cidadãos com serviços de qualidade numa solução integrada que representa benefícios também para as entidades envolvidas”, referiu o secretário de estado.

Helena Teodósio sublinhou que a Loja do Cidadão de Cantanhede configura vantagens para o município, mas também para as populações dos concelhos limítrofes e garante: “estamos perante um bom exemplo de descentralização, que aliás foi levado mais longe com a criação de Postos de Atendimento nas freguesias de Ançã, Febres e Tocha”. No entanto, a autarca lamenta “que o processo não tenha contemplado as devidas contrapartidas financeiras por parte da Administração Central, o que tem obrigado o Município e as juntas de freguesia a fazer um esforço para suportar os custos além do que seria espectável”.

“A Câmara de Cantanhede está interessada em abraçar todos os projetos de modernização administrativa que o Ministério da Presidência e da Modernização Administrativa venha a empreender”, garantiu Helena Teodósio. Uma afirmação a que Luís Goes Pinheiro respondeu dizendo que o município “vai ter notícias nossas muito em breve”.

De acordo com nota de imprensa, veiculada pela autarquia, a Loja do Cidadão de Cantanhede é a primeira de segunda geração no distrito de Coimbra. Os serviços estão a funcionar no antigo Quartel dos Bombeiros Voluntários, após as devidas intervenções de recuperação e adaptação realizadas pela Câmara Municipal.

“Trata-se de uma estrutura de atendimento baseada num conceito que assenta na concentração, no mesmo espaço, da generalidade dos serviços públicos da administração central e dos municípios, entre os quais os do Instituto de Registos e Notariado, Caixa Geral de Aposentações, Instituto de Segurança Social, Instituto de Mobilidade e Transportes Terrestres, Câmara Municipal e INOVA-EM, entre outros”, explica a edilidade.

 

Fotografia: (Da esquerda para a direita, em primeiro plano) Luís Goes Pinheiro, Secretário de Estado Adjunto e da Modernização Administrativa, Helena Teodósio, presidente da CMC, e Pedro Cardoso, vice-presidente da CMC