Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Mercado de Vilarinho do Bairro é inaugurado no Dia da Liberdade


tags: Anadia, Mercado, Inauguração Categorias: Região segunda, 22 abril 2019

A Câmara Municipal de Anadia vai inaugurar as novas instalações do Mercado de Vilarinho do Bairro no próximo dia 25 de abril, pelas 13h30. Depois de concretizadas as intervenções de melhoria do espaço, cujo investimento camarário perfaz cerca de milhão e meio de euros, o espaço comercial de Vilarinho do Bairro voltará a estar em atividade. No entanto, a primeira feira e mercado no novo espaço só será realizada a 28 de abril.

O Mercado de Vilarinho do Bairro está pronto a reabrir, após um período de interregno na atividade comercial por via da realização de uma empreitada, cujo objetivo era tornar mais funcional a infraestrutura.

Segundo avança a autarquia em nota de imprensa, “o projeto foi elaborado por forma a atribuir uma nova configuração e organização ao mercado de Vilarinho do Bairro, tendo sido criado um espaço polivalente, nomeadamente para o mercado, feiras e outros eventos ao ar livre, melhorando assim as condições a atividade comercial ali realizada”.

Para além das mudanças infraestruturais, a edilidade esclarece que também foram criados uma “malha de arruamentos mais densa, possibilitando uma melhoria na circulação de pessoas, quer para vendedores quer para o público em geral” e um espaço de estacionamento “com capacidade de cerca de 300 lugares, nove dos quais para pessoas com mobilidade reduzida”.

De acordo com a edilidade, o recinto da feira tem várias entradas “devidamente sinalizadas e com informações aos seus utilizadores”. No interior da infraestrutura, também existe sinalética para que os visitantes saibam em que zona do mercado se encontram e para onde se devem deslocar mediante o local de interesse (ex.: talho, peixaria, venda de legumes, frutas, doces, restauração, sanitários, entre outros).

Nesta empreitada a edilidade refere que a “vertente ambiental não foi esquecida”, garantindo que pelo recinto estão espalhados vários ecopontos. “O Município pretende, desta forma, sensibilizar as pessoas para as boas práticas ambientais, no sentido de colaborarem na separação do lixo, contribuindo, assim para minimizar os encargos na limpeza do mercado, mas, sobretudo, para criar um ambiente mais sustentável, um espaço mais digno e asseado para que Anadia seja, cada vez mais, um “Município mais Verde”, explica em nota de imprensa.

Atendendo ao tempo em que o espaço ficou encerrado para o exercício da atividade comercial, a Câmara Municipal de Anadia e a Junta de Freguesia de Vilarinho do Bairro aproveitam para deixar um agradecimento público pela “boa compreensão de todos os munícipes e feirantes pelos transtornos causados, durante o período da empreitada desta nova infraestrutura”.

 

Fotografia: Vista aérea do Mercado de Vilarinho do Bairro