Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Vinhos Rosés estão em destaque nos Espaços da Rota da Bairrada até ao fim deste mês


tags: Vinho, Bairrada, Prova Categorias: Região segunda, 22 abril 2019

Primavera é sinónimo de vinho rosé, pelo menos é assim para a Associação Rota da Bairrada (ARB) que o coloca em destaque, até ao fim deste mês, nos Espaços da Rota da Bairrada em Curia (Anadia) e Oliveira do Bairro.

“Frescos, leves aromáticos, joviais e ainda gastronomicamente muito versáteis” é assim que a ARB descreve os vinhos rosés. Donos de uma cor que oscila entre a da casca de cebola e a da groselha, este tipo de vinho tido como aromaticamente muito expressivo e combina “algum tanino característico dos vinhos tintos com a evidente acidez dos vinhos brancos”.

A ARB afirma que “na Primavera é comum vê-los à mesa para acompanhar aperitivos, entradas, massas e pratos de peixe ou carne menos elaborados. Até para a preparação de cocktails são bem-vindos pela sua cor e notas aromáticas tão apelativas”.

Argumentos que levam a associação vínica da Bairrada a colocar em prova os vinhos rosados, nomeadamente: QMF Blush 2017, da Quinta da Mata Fidalga, e, das Caves Primavera, o Primavera Winemaker’s Selection 2016. Para além dos vinhos, haverá também lugar para os espumantes rosés: o M&M Gold Edition Bruto, da Cave Central da Bairrada, o Aplauso Bruto, da Ampulheta Mágica, e, para finalizar, o Flutt Bruto, do mais recente associado PositiveWine.

Até dia 30 de abril, estes são os vinhos rosés da região da Bairrada que podem ser encontrados, de segunda-feira a domingo, no Espaço Bairrada da Curia, e de segunda-feira a sábado, no Espaço Bairrada de Oliveira do Bairro.

De acordo com a ARB, a prova não requer marcação, à exceção dos grupos, e é realizada às 10h30, 11h30, 15h30 e 16h30. Esta iniciativa tem um custo de cinco euros por provador, valor que se dilui caso sejam feitas compras num valor igual ou superior a 15 euros por pessoa.