Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Bailarinos do HCM participaram no evento “Sai da aula e dança” realizado em Coimbra


tags: Bailarinos, HCM, Coimbra Categorias: Cultura segunda, 29 abril 2019

O Convento de S. Francisco, em Coimbra, foi palco de um evento denominado “Sai da aula e dança”, realizado no passado dia 28 de abril, no qual 10 escolas da região centro participaram e que integra a agenda do “Festival Abril Dança em Coimbra”. No evento, cuja organização está a cargo do Teatro Académico Gil Vicente (TAGV) e da Câmara Municipal de Coimbra/Convento de S. Francisco, uma das participantes foi a secção de ballet do Hóquei Clube da Mealhada (HCM).

A primeira edição do “Festival Abril Dança em Coimbra” aconteceu em 2016, com o intuito “dar conta do panorama criativo da dança nacional e internacional, além de promover atividades pedagógicas direcionadas para públicos escolares”, tal como refere a secção de ballet do HCM em nota de imprensa.

Na edição deste ano, o evento tinha como objetivo “dar mais um passo no sentido de se constituir como uma iniciativa de âmbito regional e nacional, mais aberta e plural na forma e nas linguagens de criação, propondo espetáculos de dança em vários registos”, refere o clube mealhadense.

“Sai da aula e dança” foi, então, o mote do evento que ocorreu no último domingo de abril e que versou num espetáculo-percurso pelo Convento de S. Francisco. Tal como se refere em nota de imprensa veiculada pelo HCM, “alunos de dança de 10 escolas da região criaram para os espaços do convento peças coreografadas que partilharam com o público em quatro espetáculos completamente esgotados!”

De acordo com a secção de ballet do HCM, os respetivos bailarinos “exibiram-se de forma brilhante na antiga igreja do Convento, onde interpretaram uma coreografia das professoras Catarina Gomes e Catarina Lemos, ao som da Lacrimosa de Mozart”.

Em jeito de balanço, o clube mealhadense revela-se bastante satisfeito com a participação neste evento: “mais uma vez ficou patente a qualidade do corpo técnico e bailarinos da Escola de Ballet do Hóquei Clube da Mealhada, que comprovou estar ao nível das melhores escolas da região”.

 

Fotografia: Exibição dos bailarinos do Hóquei Clube da Mealhada no “Sai da aula e dança”