Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

XI Rota das Adegas “Quinta da Couceira” regressa a Cantanhede a 12 de maio


tags: Rota, Adegas, Cantanhede Categorias: Desporto quarta, 01 maio 2019

A 12 de maio a “Rota das Adegas” regressa às estradas do concelho de Cantanhede, com a organização da Urva Bike Team. À semelhança do que tem acontecido nas anteriores edições, a proposta para o segundo domingo de maio consiste em fazer “uma viagem de bicicleta pela bairrada, pela cultura das suas gentes”, segundo se refere em nota de imprensa.

Tal como sucedeu nas últimas edições, a XI Edição da Rota das Adegas “Quinta da Couceira” terá uma extensão de 50 km. De acordo com a organização o passeio “terá o seu início no Parque Verde da bonita cidade de Cantanhede, onde, antes da partida às 09h15, será oferecido pela União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça o primeiro café/chá da manhã, acompanhado do excelente bolo local e da animação do Grupo de Bombos “Só Pedra”.

Com as bicicletas a rolar na estrada, os participantes prosseguem rumo às artérias principais de Cantanhede. Terminado o percurso em alcatrão, os participantes vão “percorrer a primeira parte do percurso (15 km) por entre o vasto vinhedo da freguesia de Ourentã e Cordinhã, com destino novamente ao Parque Verde de S. Mateus”, avança a Urva Bike Team.

Chegados novamente ao parque, a União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça, a par da Junta de Freguesia de Ançã, vão oferecer aos corredores “um novo café/chá da manhã, agora acrescentado com o famoso “Bolo de Ançã”, garante a organização. Posteriormente, “será feita uma breve degustação dos espumantes das seis caves/adegas presentes”, estando previsto outro momento de animação protagonizado, mais uma vez, pelo Grupo de Bombos Só Pedra.

Concluída a pausa, os participantes regressam à estrada, para percorrer mais 30 km, desta vez por trilhos desenhados sobre uma paisagem verde onde predomina o carvalho.

A meta, nesta fase da corrida, é a “Quinta da Couceira”, onde, com o apoio da Junta de Freguesia de Cadima, atletas e respetivos acompanhantes, podem provar os néctares das seis adegas/caves presentes e muitas iguarias gastronómicas regionais. De acordo com a organização do evento, “este ano, como novidade, vamos ter a sardinha na Telha e o sarrabulho gandarez. E não faltarão os tremoços de Cadima”, garante a organização, que confirma também a animação com a assinatura do DJ “Pancinhas”.

Finalizado este segundo abastecimento, os participantes deste evento preparam-se para recarregar energias num almoço, que será servido na “Quinta da Couceira”, onde o prato principal é o leitão à Bairrada, acompanhado dos vinhos e espumantes das caves/adegas presentes no evento.

Este passeio, tal como afirma a organização “visa aliar a promoção da atividade física ao degustar dos sabores que a região da Bairrada tem para oferecer, nomeadamente os vinhos, o famoso leitão e toda a gastronomia local”.

Anteriores edições da “Rota das Adegas” têm sido “coroadas de um enorme sucesso”

Conforme refere a Urva Bike Team, as anteriores edições da “Rota das Adegas” têm sido “coroadas de um enorme sucesso”, que esperam que se venha a repetir este ano. “O capital de experiência acumulado ao longo das anteriores edições e o programa deste ano contribuem para o aumento de intervenientes nesta prova, que traz dinamização ao concelho, oferecendo tudo o que de melhor a região tem para oferecer a quem a visita”, confiam os membros da organização.

O evento que sucederá no concelho de Cantanhede, tal como refere a organização, “só é possível graças ao envolvimento de várias entidades”, nomeadamente: ao Município de Cantanhede, Turismo Centro de Portugal, Juntas de Freguesia, Adegas e Caves participantes, bem como demais empresas patrocinadoras, Bombeiros Voluntários de Cantanhede, Guarda Nacional Republicana, elementos da Urva Bike Team, amigos e companheiros de pedaladas, a quem deixa, desde já, um especial agradecimento.

 

Créditos Fotográficos: Página de Facebook da Urva Bike Team/ Duarte Henriques