Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Final da Taça de Portugal de Cadetes rola no concelho de Anadia


tags: Ciclismo, Cadetes, Taça Categorias: Desporto quinta, 09 maio 2019

Nos dias 18 e 19 de maio, Anadia vai acolher a Final da Taça de Portugal de Cadetes, na modalidade de ciclismo. A prova conta com a organização conjunta da Associação de Ciclismo da Beira Litoral (ACBL) e da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC), com a colaboração da Câmara Municipal de Anadia e da grande maioria das Juntas e Uniões de Freguesia do concelho.

A realização do evento no concelho bairradino é já um clássico. Nesta prova, onde vão participar cerca de 100 atletas, vão estar representadas “as melhores equipas nacionais” e a “fina flor do ciclismo nacional”, uma vez que apenas vão estar presentes “os atletas que conseguiram a classificação no Norte e Sul do País, em provas regionais de classificação em ambas as zonas”, segundo avançam a organização do evento.

Sábado, a partida e a chegada acontece junto ao Pavilhão dos Desportos de Anadia, junto ao Complexo Desportivo do município. No primeiro dia está prevista a realização de um contrarrelógio, cuja extensão é de 14 km, onde a partida individual será feita a partir das 15h.

Domingo, a prova parte da Fogueira, pelas 10h30, percorrendo 80 km até Monte Crasto (Anadia), onde os corredores devem chegar cerca das 12h30, segundo prevê a organização. Conforme avançam em comunicado de imprensa, a mediar o ponto de partida e a meta, o percurso passará em: “Amoreira da Gândara, (10h35), São Lourenço do Bairro (10h50), Mogofores (10h55), Aguim (11h10), Moita (11h30), Avelãs de Cima (11h40). Avelãs de Caminho (12h00) e Sangalhos (12h10)”.

No Monte Crasto o pelotão passará duas vezes, ambas com contagem para o Prémio de Montanha, sendo que a última volta coincide com a meta final, explica a organização do evento desportivo.

Esta prova vai decidir quem é o vencedor da Taça de Portugal de Cadetes 2019, sendo que, antes do tiro de partida, a tabela classificativa é liderada por Lucas Lopes, da BMC/Povoa do Varzim, com 135 pontos, seguido de João Gomes, da Adrap-Penafiel, e de Tiago Clemente do Lousa, ambos com 125 pontos. Assim sendo, segundo se refere em nota de imprensa “tudo se encontra em aberto, no que toca ao possível vencedor da Taça”.