Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Concelho de Cantanhede tem 5 restaurantes certificados pelo Programa Seleção Gastronomia e Vinhos


tags: Cantanhede, Restaurantes, Distinguidos Categorias: Região sexta, 10 maio 2019

O concelho de Cantanhede tem, desde dia 8 de maio, cinco restaurantes certificados no âmbito do Programa Seleção Gastronomia e Vinhos de Coimbra, promovido no âmbito de uma parceria da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), com o Turismo do Centro de Portugal e a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIMRC). Conforme avança a edilidade cantanhedense em nota de imprensa, os restaurantes concelhios distinguidos são: “Marquês de Marialva” (Cantanhede), “Cabana do Pastor” (Carvalho - Murtede), “Júlia Duarte” (Murtede), “Faisão” (Berlengas - Tocha) e “O Pingão” (Ançã).

Aberto à participação de todas as empresas de hotelaria e restauração dos 19 concelhos que compõem a CIMRC, o Programa Seleção Gastronomia e Vinhos tinha o intuito de “promover a gastronomia da região como elemento diferenciador da oferta turística, valorizando-a, dignificando-a e transformando-a num verdadeiro produto estratégico e competitivo, bem como incentivar o consumo de produtos tradicionais qualificados”, segundo avança a edilidade cantanhedense em nota à comunicação social.

Segundo revela a edilidade, os restaurantes participantes foram submetidos a duas avaliações, uma auditoria técnica e uma auditoria gastronómica e de serviço, “ambas efetuadas com recurso a check-list’s já desenvolvidas e devidamente validadas e testadas em algumas empresas”. As referidas avaliações, tal como esclarece a autarquia cantanhedense, foram feitas por “técnicos qualificados e devidamente formados para o efeito, tendo como critérios aspetos como formação profissional e desempenho dos colaboradores, receção de matérias-primas, armazenagem, preparação e confeção de alimentos e higienização das várias zonas dos estabelecimentos, tendo sido também devidamente apreciados outros requisitos como acessibilidades, decoração e ambiente, limpeza e comodidades”.

“Nos termos do Programa Seleção Gastronomia e Vinhos de Coimbra, os restaurantes certificados passam a ser dignos representantes da gastronomia regional, verdadeiros agentes de divulgação, promoção de Portugal, nomeadamente através da dinamização do nosso artesanato e da nossa própria cultura”, assegura a Câmara Municipal de Cantanhede.

Pedro Cardoso, vice-presidente da autarquia cantanhedense, marcou presença na cerimónia de entrega dos diplomas de certificação, realizada no Convento de S. Francisco, em Coimbra, na presença da Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho.

O autarca congratulou-se com “a atribuição da prestigiante certificação aos restaurantes Marquês de Marialva, Cabana do Pastor, Júlia Duarte, Faisão e O Pingão”, destacando “a sua aposta na crescente qualificação, o que naturalmente contribui para o reforço da atratividade do concelho quanto à oferta gastronómica”.

Finalmente, Pedro Cardoso elogiou também “o Programa Seleção Gastronomia e Vinhos enquanto ferramenta de enorme importância para turismo local, promovendo estes restaurantes pela qualidade da sua gastronomia e do seu serviço, incentivando outros a seguirem-lhes o exemplo”.

 

Fotografia: Pedro Cardoso, vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal e os representantes dos restaurantes distinguidos