Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Pampilhosa assinala Dia Internacional dos Museus com um debate sobre a preservação do património


tags: Debate, Património, Pampilhosa Categorias: Região segunda, 13 maio 2019

No próximo dia 18 de maio celebra-se o Dia Internacional dos Museus, uma efeméride que Gonçalo Lopes não quis deixar passar despercebida, agendando, para a mesma data, um debate sobre o tema “Uma tarefa urgente: salvaguardar o património industrial”. A iniciativa será dinamizada por José Manuel Lopes Cordeiro, docente do Departamento de História do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, e decorrerá na Sala de Formação dos Bombeiros Voluntários da Pampilhosa, a partir das 17h.

Após a polémica causada pela demolição de parte da fachada nascente da Fábrica das Devesas, na Pampilhosa, a infraestrutura volta a ser colocada na ordem do dia, desta vez como mote para a realização deste debate.

Em celebração do Dia Internacional dos Museus, a organização da iniciativa pretende convidar as pessoas “a redescobrir novos caminhos de salvaguarda e preservação do património”, tal como se refere em nota de imprensa. Para o efeito, José Manuel Lopes Cordeiro estará na Pampilhosa para falar sobre o tema e responder a eventuais questões que o público possa apresentar.

O orador é considerado “o maior especialista do país na área do Património Industrial”. José Manuel Lopes Cordeiro é doutorado em História, especificamente em Idade Contemporânea, pela Universidade do Minho, grau que conquistou com a apresentação de uma dissertação sobre “A Industria Portuense no Século XIX”. Neste momento, é diretor científico do Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave, em Vila Nova de Famalicão, presidente da Associação Portuguesa para o Património Industrial (APPI), membro do Board do TICCIH (The International Committee for the Conservation of the Industrial Heritage Comité Internacional para a Conservação do Património Industrial) e diretor da revista “Arqueologia Industrial”. Para além disso, José Manuel Lopes Cordeiro é autor de vários livros e artigos sobre história económica e industrial, património industrial e história política contemporânea.

Para os interessados em participar nesta iniciativa, a organização informa que a entrada é livre.

 

Fotografia: Fábrica das Devesas (Pampilhosa)