Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Telecomunicações estão no 1º lugar do ranking das reclamações feitas à DECO há 12 anos


sexta, 17 maio 2019

No Dia Internacional das Telecomunicações, a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) revelou que, no ano passado, recebeu cerca 35.000 contactos entre pedidos de informação e reclamações sobre o setor das comunicações. Este ano, de 1 de janeiro a 30 de abril, nos mais diversos canais de atendimento da DECO, já foram recebidos perto de 12.000 contactos da parte de consumidores destes serviços.

As razões de contacto, tal como revela a associação de defesa do consumidor, têm que ver, maioritariamente, com problemas com o operador de telecomunicações. Concretamente, a DECO revela que a fidelização e os custos a ela associados, assim como “a falta de transparência das alterações contratuais e a qualidade dos serviços”, são os principais motivos.

Para assinalar o Dia Mundial das Telecomunicações e da sociedade de informação, a DECO lançou, hoje, na respetiva página de internet, “algumas dicas para escolher o melhor tarifário e cuidados a ter na contratação do serviço”, com o intuito de ajudar os consumidores a evitar alguns problemas.

“O futuro passa obrigatoriamente pelo digital e os consumidores querem acessos e soluções cada vez mais rápidas e eficazes. Por isso, novas funcionalidades foram implementadas no Portal Reclamar, um novo sistema, mais fácil e rápido, permitindo apresentar reclamações de forma simples e intuitiva”, explica a DECO em nota de imprensa.

Além da página de internet, nomeadamente, da área de receção de reclamações (www.deco.proteste.pt/reclamar), a DECO esclarece que estão disponíveis para ajudar e informar os consumidores através do endereço de correio eletrónico – deco.coimbra@deco.pt, pelo telefone 239 841 004, por escrito ou presencialmente, dirigindo-se à sede da delegação, localizada na Rua Padre Estêvão Cabral, n.º 79 – 5º, Sala 504, 3000-317 Coimbra.