Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Misericórdia da Mealhada alerta para prevenção da violência contra idosos


quinta, 06 junho 2019

A Santa Casa da Misericórdia da Mealhada (SCMM) tem previsto um conjunto de atividades para o dia 15 de junho - Dia Internacional de Sensibilização sobre a Prevenção da Violência Contra as Pessoas Idosas – na Festame, Feira do Município da Mealhada.

Segundo dados oficiais da APAV, entre 2013 e 2017, foram registados mais de 5,500 processos de denúncia de violência e, destes processos, mais de 4,500 foram, efetivamente, considerados crimes de violência. 28% das vítimas tinham entre 65 e 69 anos - números que a SCMM, que tem nos idosos um dos seus principais grupos de trabalho, considera “chocantes”.

“Para nós, que trabalhamos diretamente com idosos - não apenas nos nossos lares, mas, também, no centro de dia e no Hospital Misericórdia da Mealhada (HMM) – o bem-estar, a qualidade de vida e a estabilidade emocional dos idosos é um compromisso do qual não abrimos mão”, afirma Bruno Peres, Diretor-geral da SCMM, acrescentando: “qualquer pessoa que saiba, ou desconfie, que uma pessoa idosa está a ser vítima deste crime tem a obrigação de denunciar”.

 

“É possível fazer a diferença e nós sempre que tivermos oportunidade de alertar a sociedade para o problema da violência e dos maus-tratos contra idosos iremos fazê-lo, pois temos consciência, fruto do nosso trabalho do dia-a-dia, que, infelizmente, esta realidade - embora seja muitas vezes silenciosa - é cada vez mais um motivo de preocupação”, conclui o responsável.

Para assinalar este dia, a equipa de Geriatria da SCMM tem previsto um conjunto de ações que inclui a divulgação de dados oficiais da APAV sobre a violência contra idosos e um minuto de silêncio, a ter lugar imediatamente antes do início do espetáculo da noite, a cargo dos Anjos.

Em conjunto com a organização da FESTAME, a SCMM está, ainda, a promover neste dia a “Noite Branca pelos Idosos”, convidando todos aqueles que visitem o recinto nesta data a vestirem de branco, de forma a assinalar a luta contra este tipo de violência.