Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Vasco Bica é campeão nacional de downhill


tags: Mealhada, Mealhada, Desporto, Desporto, Mealhada Categorias: Desporto terça, 25 junho 2019

O lusense Vasco Bica sagrou-se campeão na Taça de Portugal de Downhill, na categoria de elites masculinos. A quinta e última prova do campeonato realizou-se este fim-de-semana, em Tarouca, com o triunfo do atleta da Miranda Factory Team.
Nesta derradeira prova, a vitória começou a desenhar-se na descida de qualificação, apesar da ameaça do campeão nacional Emanuel Pombo, mais rápido umas centésimas de segundo. Na descida "a valer", Bica "voou" (2:47.691) para ultrapassar Emanuel Pombo (2:51.228) por pouco mais de três segundos. Na terceira posição da categoria de elites masculinos ficou Tiago Ladeira (2:53.469), igualmente a competir com as cores da Miranda Factory Team. As contas finais da Taça de Portugal de Downhill confirmaram a vitória confortável de Vasco Bica. O atleta somou 820 pontos, contra os 478 de Silas Grandy e os 430 do campeão nacional Emanuel Pombo.
Na elite feminina, a atleta madeirense Ana Costa, do Ciclo Madeira Clube Desportivo, conquistou o primeiro lugar, seguida por Myriam Nicole e Margarida Bandeira.

Na sua página de facebook, a Junta de Freguesia do Luso deu os parabéns a Vasco Bica pela vitória alcançada na Taça de Portugal. Em breve mensagem, o campeão, “que enche de orgulho a sua terra”, foi apresentado como “um atleta com garra e determinação que tem estado sempre, com grande regularidade, ao mais alto nível”. Numa “freguesia de gente com muita qualidade e determinação” – pode ainda ler-se – a vitória de Vasco Bica “é mais uma demonstração dessa raça e desse querer”.