Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Expofacic vai ter Acampamento Medieval


tags: Região Categorias: Região, Cultura quarta, 26 junho 2019

Na contagem decrescente para o início da edição 2019, a Expofacic reforça o programa com uma proposta inédita neste tipo de eventos: o Acampamento Medieval. O melhor evento de Portugal e a nível ibérico, no âmbito do “Iberian Festival Awards”, detentor do Prémio Cinco Estrelas Regiões/2019, que decorre, em Cantanhede, de 25 de julho a 4 de agosto de 2019, proporcionará aos visitantes uma viagem à época medieval através da reconstituição de momentos marcantes na história de Portugal, que prometem cativar crianças e adultos.

No Acampamento Medieval, o público terá a possibilidade de apreciar as vivências dos nobres cavaleiros e da alta nobreza. Os hábitos, a alimentação e o treino do dia-a-dia farão parte da atividade no acampamento, em que serão realizadas várias ações didáticas em interação com os visitantes.

A manutenção e a reparação do material militar, através das atividades de alguns artesãos ou mesteirais, nomeadamente ferreiro, carpinteiro, lavadeiras e armeiro, integram o programa do Acampamento Medieval, militar e civil, que funcionará nas imediações do picadeiro. Além de exposições de artefactos militares e armamento medieval, de artilharia ligeira, de instrumentos de autoridade régia e de tortura, os visitantes poderão assistir ao treino de cavaleiros e a demonstrações de destreza no manuseamento de espada.

O Espetáculo Medieval, que inclui o Torneio Medieval Apeado, a 4 de agosto, concentrará as atenções a partir das 16h, com o Cortejo Medieval. Seguem-se, às 16h30, “O Auto de Abertura do Torneio Medieval apeado” (no picadeiro), o “Olta Dabhar – Música Medieval ao Vivo”, às 17h, “Tiro com Arco e Besta” (aberto ao público) e jogos medievais, às 17h30, treino e adubamento de novos cavaleiros, às 18h30, “Benção da Liça pelo Arcebispo de Coimbra”, às 19h00, e torneio medieval apeado pelos cavaleiros do burgo, às 20h30. O Espetáculo de Fogo e Malabarismo começa às 21h30. Destaque também para a ação prevista na artilharia ligeira – bombardas de mão e de rodas, condução de perícia em campo de batalha – que é caso único neste tipo de teatralização realizada em Portugal.

Além do Acampamento Medieval, no picadeiro, estão previstos espetáculos de volteio artístico: “Sela e Bridão” (27 e 28 de julho, às 22h), Gala Equestre – Equitação de trabalho (2 de agosto, às 21h), Gala Equestre – Equitação clássica (3 de agosto, às 21h), bem como batismos a cavalo e de charrete e demonstrações equestres.

O cartaz de espetáculos, o Espaço Gaming, a Megaexposição da Força Aérea Portuguesa, desfiles de moda, workshops e tertúlias sobre as obras do mestre Mário Silva e a 1.ª Bienal de Arte fazem também parte do programa da Expofacic 2019.