Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Bussaco acolhe Bosque Madiba em homenagem a Mandela


tags: Mealhada Categorias: Região, Cultura quarta, 26 junho 2019

O Município da Mealhada foi escolhido para acolher o Bosque Madiba, projeto único no mundo que presta homenagem a Nelson Mandela. Marcado para 18 de julho, Dia Internacional de Nelson Mandela, o evento de lançamento da iniciativa vai contar com a presença de Ndaba Mandela, neto do líder histórico. Este projeto, que resulta de uma parceria entre a Câmara da Mealhada, a Fundação Mata do Bussaco e a Associação Patrulheiros, vai nascer na Mata Nacional do Bussaco.

Ndaba Mandela vem à Mealhada a convite da Associação Patrulheiros, que trouxe o projeto para Portugal. O neto de Mandela é considerado um dos 28 homens responsáveis pela mudança de África. Dirige a Fundação Africa Rising e é conhecido por manter vivo o espírito do avô. Neste projeto, assume o papel de embaixador, sendo o primeiro convidado de “O Legado da Terra”, “programa que pretende destacar pessoas que mantêm vivas as lutas de antepassados em prol de um mundo melhor”, segundo comunicado da associação. O neto de Mandela marcará presença não só na apresentação do Bosque Madiba, como também, em 2020, na inauguração do novo espaço florestal.

O Município de Mealhada irá atribuir um apoio de 30 mil euros à Associação Patrulheiros para custear as despesas iniciais do projeto. Prevê-se que as receitas resultantes do apadrinhamento das árvores sejam repartidas pela Fundação Mata do Buçaco e pela Associação Patrulheiros e reinvestidas no bosque, para dinamização de atividades com a comunidade no parque POP – Programa Operacional Pedalar local e para promoção e manutenção do bosque. A Câmara Municipal de Mealhada assume também a responsabilidade de desenvolver um projeto de Educação para a Cidadania, intitulado “O Legado de Mandela”, dirigido à comunidade educativa, durante o ano letivo 2019/2020. Pretende-se, desta forma, celebrar a vida e o legado do líder sul-africano, transmitindo às gerações mais novas os valores da paz, da cooperação e do diálogo.

O bosque – que vai nascer no Parque dos Leões e áreas adjacentes, num local fustigado pelo Furacão Leslie, em outubro de 2018 – será constituído por uma centena de árvores autóctones numeradas. A cada número corresponderá um momento da vida de Nelson Mandela. A árvore n.º18, que simboliza o dia do nascimento do sul-africano Nobel da Paz, será a primeira a ser plantada, em zona central.

No Bosque Madiba, os visitantes poderão estar em perfeito convívio com a natureza. Neste espaço terá destaque uma silhueta gigante de Mandela criada no solo com materiais naturais reaproveitados. O projeto conta ainda com uma área onde os mais pequenos terão a possibilidade de dar os primeiros passos na utilização da bicicleta. Insere-se também neste projeto um programa ambiental de incentivo escolar a iniciar no próximo ano letivo e que vai mobilizar alunos de todas as escolas, num trabalho conjunto entre o Município da Mealhada e a Associação Patrulheiros.