Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Bosque Madiba é apresentado quinta-feira no Bussaco


tags: Mealhada, Bairrada Categorias: Região, Cultura, Vai Acontecer sexta, 12 julho 2019

A apresentação pública do projeto que vai criar o Bosque Madiba está agendada para quinta-feira (18 de julho), às 15h, na Sala dos Brasões, no Palácio do Bussaco. O bosque que a Mata Nacional do Bussaco vai acolher pretende homenagear e perpetuar o legado de Nelson Mandela. A apresentação do projeto, marcada para o Dia Internacional Nelson Mandela, vai contar com a presença de Ndaba Mandela, neto do ex-presidente da África do Sul e dirigente da Fundação Africa Rising. 

A concretização do Bosque Madiba está a cargo da Fundação Mata do Bussaco (FMB), da Câmara Municipal da Mealhada (CMM) e da Associação Patrulheiro. O novo espaço, com caraterísticas únicas, vai ocupar uma das áreas destruídas pela passagem da tempestade Leslie em 2018 (junto ao Parque dos Leões, na Mata do Bussaco). No local, serão plantadas 100 árvores autóctones, numeradas de 1 a 100. Cada número dará destaque a um momento histórico do líder sul-africano, comemorando-se, desta forma, o centenário de um dos maiores símbolos dos Direitos Humanos no mundo. 

No Bosque Madiba, os visitantes poderão estar em perfeito convívio com a natureza do local, onde uma silhueta gigante de Mandela, criada no solo com materiais naturais reaproveitados, poderá ser vista do ar. Associado ao Bosque, que será inaugurado em julho de 2020, há uma série de iniciativas a desenvolver, nomeadamente a criação do Parque POP – Programa Operacional Pedalar, que possibilitará aos mais novos darem os primeiros passos de bicicleta, e o desenvolvimento de um projeto de Educação Para a Cidadania, intitulado “O legado de Mandela”, dirigido à comunidade escolar, durante o próximo ano letivo. 

A Mealhada foi a vencedora na corrida para receber a instalação deste projeto único, sendo que uma das razões que determinou esta decisão está relacionada com a candidatura da Mata Nacional do Bussaco a Património Mundial da UNESCO e com o esforço do Município e da FMB em alcançar este objetivo. Na perspetiva da FMB e da CMM, o Bosque Madiba poderá alavancar a estratégia municipal de constituir um projeto diferenciador de atratividade e visibilidade para o concelho da Mealhada, a nível nacional e internacional.