Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Festas de Santa Ana cumprem tradição este fim-de-semana


tags: Festa, Mealhada Categorias: Região, Cultura quarta, 24 julho 2019

As festas religiosas em honra de Santa Ana realizam-se este fim-de-semana. Sexta-feira (26 de julho), dia de Santa Ana, haverá terço (19h) e Missa dos Avós (19h30). Os festejos prosseguem no domingo (28 de julho), começando com um desfile da Banda Filarmónica da Pampilhosa (10h30) e terminando com a procissão solene (18h), antecedida de eucaristia (17h), presidida pelo padre Rodolfo Leite. A festa é organizada pela Paróquia da Mealhada e pela Santa Casa da Misericórdia da Mealhada (SCMM), com o apoio da Associação de Bombeiros Voluntários da Mealhada (ABVM).

A procissão solene passa pelas principais artérias da cidade. Inicia-se na Capela de Santa Ana e segue para a Rua Dr. Paulo Falcão. Passará também pela Rua Dr. António Dias dos Santos, pelo Largo Dr. António Nunes Breda, pela Rua Dr. Nóbrega Araújo, pela Avenida Comendador Messias Baptista, pela Avenida Dr. Luiz Correia Navega e pela Rua Dr. José Cerveira Lebre. Como já é tradição, a procissão é integrada pelos Bombeiros da Mealhada, que transportam em viatura o andor com a imagem de Santa Ana, fazendo-lhe guarda de honra, e pelo Agrupamento de Escuteiros de Santa Ana (n.º 1037 do Corpo Nacional de Escutas), que ladeia o sacerdote que preside à procissão desde 1992.

A imagem de Santa Ana que sai à rua data de 1925. Feita em madeira, foi oferecida ao concelho pelo mealhadense Basílio Fernandes Jorge, então autarca da Câmara Municipal da Mealhada, em homenagem à sua esposa, vítima de morte prematura. Santa Ana, padroeira da Paróquia da Mealhada, da SCMM e da ABVM, é mãe da Virgem Maria e avó de Jesus.