Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Convento de Santa Cruz reabre ao público


tags: Mealhada Categorias: Região, Cultura quarta, 24 julho 2019

O resultado da obra de requalificação e valorização da Mata Nacional do Bussaco, que incluiu a recuperação do Convento de Santa Cruz e das Capelas dos Passos da Via-Sacra, foi apresentado na semana passada. Ângela Ferreira, secretária de Estado da Cultura, esteve presente na cerimónia de inauguração.

A empreitada, adjudicada a uma empresa especializada em reabilitação, conservação e restauro do património construído, englobou trabalhos de conservação e restauro em fachadas, paredes e tetos interiores, recuperação de vãos interiores, exteriores e de coberturas e intervenções pontuais de correção em drenagem de águas pluviais e em pavimentos. Toda a empreitada, iniciada em março de 2018, obedeceu aos projetos aprovados pela Direção Regional da Cultura do Centro. As obras custaram cerca de um milhão de euros. O investimento foi suportado por fundos comunitários (Programa Centro 2020) e pela Câmara Municipal da Mealhada.

Rui Marqueiro, presidente do município, sublinhou que a reabilitação e preservação da Mata Nacional do Bussaco será sempre uma prioridade para a autarquia, adiantando que as próximas áreas a intervencionar serão as garagens do Palace, o Chalet de Santa Teresa e a igreja do Convento de Santa Cruz. Ângela Ferreira reforçou o compromisso transversal que deve existir em torno do património, “um veículo transformador da sociedade e dos territórios” que tem que ter “futuro”. O bispo de Coimbra esteve também presente na cerimónia. D. Virgílio Antunes destacou o “valor ímpar do Bussaco como um todo, absolutamente distinto no país e no mundo”.