Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Bussaco acolheu cerimónia de apresentação de projeto turístico luso-espanhol


tags: Mealhada Categorias: Região, Cultura quarta, 24 julho 2019

A Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM Região de Coimbra), em parceria com o Município de Mealhada, apresentou este mês, publicamente, o projeto NAPOCTEP, no Museu Militar do Bussaco.

A conferência de imprensa contou com autoridades e representantes culturais de Portugal e Espanha, entre eles o presidente da Câmara Municipal da Mealhada, Rui Marqueiro, o diretor do Museu Militar do Bussaco, Luís Albuquerque, o presidente da CIM Região de Coimbra, José Carlos Alexandrino, o diretor de Turismo da Junta de Castilla y León, Javier Ramírez, e o presidente da Entidade Regional Turismo do Centro, Pedro Machado.

O projeto NAPOCTEP foi recentemente aprovado pelo Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal Interreg POCTEP. Visa desenvolver um produto turístico diferenciado e sustentável, baseado na herança cultural relacionada com as Invasões Francesas. Pretende ainda valorizar o património cultural da época napoleónica, através de rotas que estão numa área que abarca a região centro de Portugal (Beiras e Serra da Estela) e as províncias castelhano-leonesas de Espanha (Salamanca, Zamora, Valladolid, León e Ávila). Gerar um produto turístico “inovador, atrativo e gerador de atividade económica e emprego” é a meta a alcançar.

O projeto, que terá a duração prevista de dois anos, representa um investimento total de 711 mil euros e um apoio FEDER que ascende a cerca de 533 mil euros. A CIM Região de Coimbra é a líder do projeto que conta com a participação de parceiros portugueses – Entidade Regional de Turismo do Centro, CIM Beiras e Serra da Estrela e Associação para o Desenvolvimento Turístico e Patrimonial das Linhas de Torres Vedras – e espanhóis – Fundación Siglo para el Turismo y las Artes de Castilla y León, Fundación Santa María la Real del Patrimonio Histórico, Sociedad Mercantil Estatal para la Gestión de la Innovación y las Tecnologías Turísticas SEGITTUR e Fundación Finnova.