Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Feira gastronómica Tasquinhas de Casal Comba começa sexta-feira


quarta, 07 agosto 2019

As Tasquinhas de Casal Comba, feira de gastronomia, estão de volta. A festa começa sexta-feira (dia 9) e termina no dia 15 (feriado – Assunção de Nossa Senhora). Organizada pelo Rancho Folclórico de São João de Casal Comba, esta iniciativa que junta animação, gastronomia e tradição vai já na 17.ª edição.

Sexta-feira (dia 9), as tasquinhas abrem às 19h e a animação, a cargo do grupo musical Lando Music, começa às 22h. Nos restantes dias, as tasquinhas abrem às 12h. As noites, a partir das 22h, serão animadas por Z Z Pop (dia 10), HM Duo (dia 11), Trio Bairradino (dia 12), Banda Danzas (dia 13), Yankees (dia 14) e o grupo de samba Real Imperatriz (dia 15). O programa do último dia (feriado) inclui o Festival de Folclore, que começa às 16h. Ao Rancho Folclórico São João de Casal Comba vão juntar-se aos congéneres do Zêzere e de Arouca. A 17.ª edição das Tasquinhas conta com a colaboração da Junta de Freguesia de Casal Comba e do Município da Mealhada.

O Rancho Folclórico de São João de Casal Comba foi fundado a 24 de junho de 1922. O grupo é constituído por cerca de três dezenas de elementos, com idades compreendidas entre os 10 e os 80 anos. Conserva e apresenta usos e costumes antigos – em trajes, danças e cantares – não só de Casal Comba, mas também da Bairrada, da Gândara, do Baixo Mondego e de zonas serranas. Este rancho tem sede própria que inclui um museu com antigos instrumentos agrícolas, como o alvião, o farpão e a enxada de pontas. As atuações do Rancho Folclórico de Casal Comba dão a conhecer várias profissões e setores da sociedade de antigamente, ao som de instrumentos como o acordeão, o violino, a viola, o bombo, o reque-reque e os ferrinhos.