Entrar  |   Registe-se  |   Ajuda
23 Setembro 2018
domingo


Apresentação
Estatuto editorial
Ficha técnica
Newsletter
Publicidade
Contactos
Onde Estou? Página Inicial » Actualidade » Arquivo
Pesquisar
Marcial celebrou 60 anos como exemplo singular de vida
10 Jan 2018, 00:00
Galerias Relacionadas:
  0 video(s)
  0 som(s)
  0 documentos(s)
Visualizações: 3026
Acessibilidade:

É uma das pessoas mais acarinhadas e respeitadas da Mealhada e completou uns surpreendentes 60 anos, no passado dia 7 de janeiro. Falamos de Marcial, como é conhecido entre a população da cidade, que assinalou mais um aniversário com um almoço na Santa Casa da Misericórdia da Mealhada.

Uma grande festa que juntou mais de uma dezena de amigos do “Menino Mota”, que fizeram questão de estar presentes para este dia especial, partilhando um almoço recheado de iguarias caseiras, que culminou com Marcial a soprar as velas de um bolo de aniversário, decorado com o emblema do Sporting Clube de Portugal, clube do seu coração.

Foi com um abraço emocionado e ternurento ao provedor da Misericórdia, João Peres, que Marcial agradeceu este gesto de carinho por parte de todos os presentes. Teve lugar também a entrega de uma medalha da instituição ao aniversariante, assim como a exibição de uma apresentação em vídeo de memórias fotográficas da vida de Marcial.

"Faz parte da mobília da casa, é o menino querido de todos"

“Faz parte da mobília da casa, é o menino querido de todos, não só na Misericórdia, mas em toda a Mealhada”, diz João Peres, provedor da Santa Casa, que é também o tutor legal de Marcial. O responsável pela instituição de solidariedade salienta que “estes 60 anos são um marco importante na vida do Marcial, uma vez que não é normal que uma pessoa com Trissomia 21 atinja uma idade muito avançada. Esta longevidade deve-se certamente ao carinho que recebe de todos e ao caráter independente com que vive os seus dias, fazendo aquilo que lhe apetece, sem deixar de se mostrar simpático, sociável e sempre humilde”.

Nascido a 7 de janeiro de 1958, no Hospital da Misericórdia da Mealhada, Marcial Joaquim Batista Ferreira residiu sempre na cidade, juntamente com os seus pais e os dois irmãos. Frequentou durante algum tempo a escola primária, mas não chegou a concluir os estudos, um pouco por vontade dos pais, que sempre foram extremamente protetores, devido à sua condição.

“Conheço o Marcial praticamente desde que nasceu, chegou a ser aluno do meu pai na escola primária” – conta João Pega, um dos amigos mais chegados. O diretor do Jornal da Mealhada realça que “o Marcial é feliz porque a sociedade da Mealhada o acompanhou e acolheu desde cedo. E se tivesse nascido uns 30 anos depois, poderia ter seguido um rumo bem diferente na vida, pois é uma pessoa atenta e curiosa, com capacidades intelectuais que poderiam ter sido trabalhadas em tenra idade”.

Como é do conhecimento geral, Marcial é frequentador de todos os eventos sociais e culturais que acontecem na Mealhada, presença assídua nas sessões de cinema do Cineteatro Messias e faz questão de participar em todos os desfiles de Carnaval que se realizam na cidade, ano após ano. Tem um amor incondicional pelo Sporting Clube de Portugal e não perde a oportunidade de se deliciar com um bife com ovo a cavalo e batatas fritas, o seu prato favorito.

Marcial vive no Lar Cânova Ribeiro da Santa Casa da Misericórdia da Mealhada desde setembro de 2002, após o falecimento da sua mãe. “Ainda antes de falecer, pediu expressamente que o seu filho viesse a ser acolhido na Misericórdia. Está connosco há 15 anos e tem tido uma vida bastante tranquila”, descreve Rita Costa, diretora técnica da área de intervenção da terceira idade e apoio social da instituição. É uma das pessoas que acompanha de perto o quotidiano de Marcial que, “apesar da sua aparente independência, ainda precisa de muitos cuidados por parte dos colaboradores do lar. Precisa de ajuda para se vestir, para fazer a higiene pessoal, para controlar os horários das refeições. Mas é bem tratado aqui, está alojado num quarto individual, com tudo o que necessita para o dia-a-dia”.

Devido à idade avançada, a saúde de Marcial tem vindo a ficar mais fragilizada, sofrendo de diabetes, dificuldades de visão, colesterol elevado e complicações associadas à obesidade. Ainda assim, Rita Costa salienta que “o Marcial continua cheio de vitalidade e com vontade de levar cada dia com alegria e animação, não deixou de ser de facto ainda uma criança, só que já mais crescida”.

No dia seguinte, Marcial teve direito a mais um almoço de comemoração do aniversário, desta vez na Escola Profissional Vasconcellos Lebre, onde esta tradição se repete há 26 anos, desde a fundação da instituição. De novo, juntaram-se mais uma dezena de amigos e personalidades da Mealhada para lhe cantar os parabéns. E, como não podia deixar de ser, não faltou outro bolo de aniversário com o emblema do Sporting…

Marcial plantou árvore no Bussaco

Na manhã do dia 7 de janeiro, a Fundação Mata do Bussaco prestou também homenagem ao Marcial, convidando o aniversariante a plantar uma árvore naquela floresta.

Uma surpresa que contou, entre outras personalidades, com a presença do presidente da Câmara da Mealhada, Rui Marqueiro, do vice-presidente, Guilherme Duarte, dos vereadores Arminda Martins e Nuno Canilho, assim como do presidente da Fundação Mata do Bussaco, António Gravato.

Marcial Ferreira plantou um azereiro, no Parque dos Leões, e ainda apagou as velas de um bolo de aniversário oferecido por todos os presentes, claro está, com mais um emblema do Sporting. O presidente da câmara aproveitou a oportunidade para felicitar o “Menino Mota” pelos seus 60 anos. Rui Marqueiro realçou que é “uma pessoa que muito estimo e que tenho a honra de ter como amigo”.

Tags:
Documentos para Download
Notícias Relacionadas
Classifique esta notícia:  Sem classificação
0 Comentário(s)
Videos
Mais comentadas
Mais lidas
Pesquisa de imóveis »
 
Apartamento T3
Venda - Usado
Aveiro
Oliveira do Bairro, Oliveira do Bairro
Consultar Imóvel »
Moradia T2
Venda - Usado
Aveiro
Albergaria-a-Velha, Branca
Consultar Imóvel »
Quartos   
© 2011 Jornal da Mealhada. Todos os direitos reservados. Política de privacidade Desenvolvido por  Marques Associados Digital Lda.