Entrar  |   Registe-se  |   Ajuda
23 Setembro 2018
domingo


Apresentação
Estatuto editorial
Ficha técnica
Newsletter
Publicidade
Contactos
Onde Estou? Página Inicial » Frontal.com » Opinião
Pesquisar
A Perda: Como viver o luto
10 Jan 2018, 00:00
Galerias Relacionadas:
  0 video(s)
  0 som(s)
  0 documentos(s)
Visualizações: 5091
Acessibilidade:

A vida é feita de encontros e desencontros, de ganhos, mas também de perdas. O desaparecimento de alguém significativo provoca uma dor lancinante e feridas difíceis de sarar.

A morte de uma pessoa significativa, desencadeia uma revolução, exigindo ao que perdeu, uma reorganização intelectual, emocional e social profunda, de forma a conseguir adaptar-se a uma nova realidade.

O luto é um processo lento e penoso, com avanços e recuos, pois, apesar de termos presente desde que nascemos que a finitude humana é uma condição do nosso ciclo de vida, nunca se está preparado para aceitar uma perda definitiva.

A elaboração do luto não é igual para todos, nem é um processo constante e rígido, pois não existe um período específico para o ultrapassar.

Cada pessoa tem que ter o seu tempo para aceitar uma realidade tão dolorosa. A ausência física e emocional de alguém ao qual nos sentimos fortemente vinculados, desencadeia uma privação da relação, a qual tanto necessitamos como seres sociais que somos.

Precisamos de cuidar daqueles que amamos, de sentir a sua presença, de partilhar momentos e de perspetivar o futuro próximo ou ainda longínquo, e a morte finaliza estas possibilidades de amor.

Não tenhamos receio de mostrar os nossos sentimentos, como se só tivéssemos “aquele” tempo para chorar a perda.

Os vínculos afetivos não são efémeros, são construídos por experiências e vivências que se cimentam ao longo do tempo, e a simplicidade para expressá-los das mais variadas maneiras, torna mais fácil o processo da aceitação da ausência de alguém que marcou e teve um papel especial na vida de outro alguém.

 

Dr.ª Sandra Martins

Psicóloga Especialista em Psicologia Clínica

e da Saúde e Psicoterapia

Tags:
Documentos para Download
Notícias Relacionadas
Classifique esta notícia:  Sem classificação
0 Comentário(s)
Videos
Mais comentadas
Mais lidas
Pesquisa de imóveis »
 
Terreno Rústico
Venda -
Aveiro
Ílhavo, Gafanha da Encarnação
Consultar Imóvel »
Café
Trespasse - Usado
Coimbra
Coimbra, Santo António dos Olivais
Consultar Imóvel »
Quartos   
© 2011 Jornal da Mealhada. Todos os direitos reservados. Política de privacidade Desenvolvido por  Marques Associados Digital Lda.