Entrar  |   Registe-se  |   Ajuda
22 Maio 2018
terça-feira


Apresentação
Estatuto editorial
Ficha técnica
Newsletter
Publicidade
Contactos
Onde Estou? Página Inicial » Actualidade » Noticiário
Pesquisar
Mealhada amanheceu com Romaria da Ascensão e homenagem ao “serviço público”
10 Mai 2018, 00:00
Galerias Relacionadas:
  0 video(s)
  0 som(s)
  0 documentos(s)
Visualizações: 426
Acessibilidade:

O Dia do Município da Mealhada foi celebrado, esta manhã, com a homenagem a conterrâneos que se distinguem pelo serviço público prestado e com a recuperação da tradição, que vem do séc. XIX, da Romaria da Ascensão.

Foram cinco os condecorados com a Medalha de Mérito do Município: António Breda Carvalho, Augusto Mamede, João Breda (representado pelo pai António Breda), José Carlos Pereira e Mário Silva Carvalho. A estes juntam-se duas coletividades concelhias: o Centro Cultural Recreativo Lameirense, da freguesia do Luso, e o Centro Recreativo de Antes, da União de Freguesias de Mealhada, Ventosa do Bairro e Antes.

Rui Marqueiro, presidente da Câmara Municipal da Mealhada, sublinhou o simbolismo da cerimónia, reconhecendo que “é mais do que justo este reconhecimento público de pessoas e entidades que muito fazem pela comunidade”. E não ficou sem resposta. José Seabra Pereira, professor da Universidade de Coimbra, enalteceu o facto do Município “não deixar perder a cultura e a educação”, “não esquecer a importância da formação integral dos cidadãos nascidos na Mealhada”.

Os Paços do Concelho viveram uma manhã diferente, com um desfile com os vários grupos folclóricos do Município. O GEDEPA – Grupo Etnográfico de Defesa do Património e Ambiente da Pampilhosa recuou até ao século XIX para mostrar a vivência da romaria, com os pregões dos vendedores – da tremoceira ao vendedor de chinelos ou de pirolitos -, as crenças religiosas, nomeadamente a fé à Virgem do Leite que deu origem à romaria, e a vertente pagã deste dia, que era também de encontro e de festa para a juventude.

A Romaria da Ascensão realiza-se, durante todo o dia, na Mata Nacional do Bussaco, com a tradicional feira de artesanato e atuação de grupos folclóricos.

 

Homenageados:

 

António Breda Carvalho

Natural da Mealhada, autor de uma vasta obra literária — de ficção, antologias e natureza historiográfica e monográfica — tem ganho um conjunto assinalável de prémios literários, tendo, ainda, várias obras no circuito editorial comercial.

 

Augusto Mamede

Natural de Casal Comba, tem, paralelamente a uma intensa vida cívica e associativa, dedicado parte do tempo à recolha etnográfica, e à divulgação e preservação da Cultura Popular local e regional.

 

João Breda

Doutorado em Ciências da Alimentação e do Consumo, conhecido e reconhecido como um nutricionista de renome internacional, é natural da Mealhada e tem responsabilidades como perito na Organização Mundial de Saúde (OMS).

 

José Carlos Seabra Pereira

Natural de Luso, é Doutor pelas Universidades de Poitiers e de Coimbra, professor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e da Universidade Católica Portuguesa. Investiga e leciona nas áreas de Teoria Literária e Literatura Portuguesa Moderna, de Estudos Camonianos e de Estudos Pessoanos (cadeira que criou na Universidade de Coimbra). Tem obra científica publicada sobre Aquilino Ribeiro, António Nobre e Florbela Espanca, bem como a História Crítica da Literatura Portuguesa.

 

Mário Silva Carvalho

Natural da Pampilhosa, tem ganho um conjunto assinalável de prémios literários, tendo, ainda, várias obras no circuito editorial comercial.

 

Centro Cultural Recreativo Lameirense

Fundada em 18 de maio de 1993, assinalando as suas Bodas de Prata em 2018, tem promovido um conjunto relevante e de reconhecido mérito de obras na construção de um espaço comunitário extraordinário, e digno de elogio, na Lameira de São Geraldo.

 

Centro Recreativo da Antes

Em funcionamento desde 11 de maio de 1937, é dos mais antigos clubes desportivos concelhios com relevantes serviços ao desporto concelhio, nomeadamente de promoção de novas modalidades como o basquetebol, para além do futebol e de outras atividades de natureza cultural e recreativa, com grande esforço e uma obra digna de reconhecimento.

Tags:
Documentos para Download
Notícias Relacionadas
Classifique esta notícia:  Sem classificação
0 Comentário(s)
Videos
Mais comentadas
Mais lidas
Pesquisa de imóveis »
 
Apartamento T1+1 DUPLEX
Venda - Novo
Aveiro
Aveiro, Glória e Vera Cruz
Consultar Imóvel »
Moradia Isolada T4
Venda - Usado
Aveiro
Aveiro, Oliveirinha
Consultar Imóvel »
Quartos   
© 2011 Jornal da Mealhada. Todos os direitos reservados. Política de privacidade Desenvolvido por  Marques Associados Digital Lda.