Entrar  |   Registe-se  |   Ajuda
17 Julho 2018
terça-feira


Apresentação
Estatuto editorial
Ficha técnica
Newsletter
Publicidade
Contactos
Onde Estou? Página Inicial » Actualidade » Noticiário
Pesquisar
10 anos de Biblioteca Municipal de Anadia são celebrados em festa
10 Jul 2018, 00:00
Galerias Relacionadas:
  0 video(s)
  0 som(s)
  0 documentos(s)
Visualizações: 210
Acessibilidade:

No dia 3 de julho a Câmara Municipal de Anadia “cantou” os parabéns à Biblioteca Municipal pelo 10º aniversário, num evento que ficou marcado por homenagens e pela atribuição de diversos prémios.

Uma centena de convidados estiveram reunidos, numa sessão que teve início com a entrega dos galardões referentes à nona edição do concurso escolar “Ler & Aprender” e à décima edição do concurso de poesia “Letras da Primavera”. O programa prosseguiu com a distinção dos utilizadores do ano, em diferentes categorias.

Herculano Rodrigues Lapa, o primeiro utilizador a inscrever-se na nova Biblioteca Municipal de Anadia, e falecido em outubro passado, foi homenageado durante a sessão. Na sequência da sua intenção de doar os seus livros ao Município de Anadia, Lucinda Lapa, sua viúva, formalizou a doação, e recebeu, das mãos da Presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, o Cartão de Utilizador Honorário da Biblioteca Municipal de Anadia.

João Venâncio Marques foi também homenageado pelo inestimável trabalho de recolha, preservação e divulgação de informação no âmbito da história local de Anadia.

A sessão contou, ainda, com um momento dedicado às crianças que, nascidas em 2008, e com apenas alguns meses de idade, começaram, em janeiro de 2009, o projeto “Contos & Fraldas”. Estes leitores, agora com dez anos, tiveram a oportunidade de ficar a conhecer a sua participação nas sessões do projeto.

A cerimónia contou, ainda, com vários momentos culturais, protagonizados por alunos dos estabelecimentos de ensino do concelho. Assim, Maria Neves e Jéssica Gomes, da Escola Básica e Secundária de Anadia (EBSA), declamaram o texto “Carta à avó Josefa”, de José Saramago, enquanto Os Jograis Salesianos, dos Salesianos de Mogofores, apresentaram “Uma História do Mundo”, e Diogo Nolasco, do Centro QUALIFICA de Anadia, interpretou o tema “Hasta mi Final. O Colégio Nossa Senhora da Assunção (CNSA) esteve representado por Inês Maria Soares Oliveira e Inês Miguel Duarte, que declamaram poemas da sua autoria, acompanhadas ao violino por Mafalda Vieira. A terminar, Albano Sousa Jorge declamou “Voa”, de sua autoria.

Na cerimónia, a presidente da Câmara Municipal de Anadia dirigiu-se aos presentes referindo que “a biblioteca do século XXI é muito mais do que o tradicional serviço baseado em livros, e caminha para se tornar num espaço de conhecimento e de interação e coesão social. Ao longo de 10 anos, foi esta a biblioteca que sonhámos: uma biblioteca de todos e para todos, um espaço alegre, onde nos apeteça ir e estar, e que se vá transformando gradualmente até se impregnar no tecido social, de tal forma que ir à biblioteca possa ser tão habitual como ir a um parque ou até ao supermercado. Aproximar a biblioteca da comunidade e a comunidade da biblioteca foi a ideia que alicerçou sempre o nosso trabalho. Por isso, adotámos como lema sintetizador destes 10 anos de atividade três verbos - sonhar, concretizar e aproximar! Terminou agradecendo a todos por “acreditarem e confiarem no nosso trabalho, e à equipa da biblioteca pelo empenho e carinho dedicados a este projeto”.

Tags: Biblioteca Municipal, 10º Aniversário, Anadia
Documentos para Download
Notícias Relacionadas
Classifique esta notícia:  Sem classificação
0 Comentário(s)
Videos
Mais comentadas
Mais lidas
Pesquisa de imóveis »
 
Apartamento T3
Venda - Usado
Coimbra
Coimbra, Santo António dos Olivais
Consultar Imóvel »
Armazém
Arrendamento - Usado
Aveiro
Ílhavo, Gafanha da Encarnação
Consultar Imóvel »
Quartos   
© 2011 Jornal da Mealhada. Todos os direitos reservados. Política de privacidade Desenvolvido por  Marques Associados Digital Lda.