Entrar  |   Registe-se  |   Ajuda
22 Setembro 2018
sábado


Apresentação
Estatuto editorial
Ficha técnica
Newsletter
Publicidade
Contactos
Onde Estou? Página Inicial » Actualidade » Noticiário
Pesquisar
“Tesouros de Castelo Branco” podem ser encontrados na Biblioteca Municipal de Cantanhede
12 Jul 2018, 00:00
Galerias Relacionadas:
  0 video(s)
  0 som(s)
  0 documentos(s)
Visualizações: 342
Acessibilidade:

A Biblioteca Municipal de Cantanhede guarda até ao dia 31 de julho os “Tesouros de Castelo Branco”, para que todos aqueles que os desejam conhecer possam visitar esta mostra.

Nesta exposição podem ser vistos 26 trabalhos realizados com o tradicional bordado de Castelo Branco, entre os quais se destacam uma colcha de finais do século XIX, quadros e painéis, almofadas e naperons. Nesta mostra também podem ser encontradas obras de arte da autoria de Maria do Rosário Nunes, natural de Castelo Branco e residente em Cantanhede desde 2007. Maria do Rosário Nunes começou a bordar com apenas seis anos e ao longo da vida tem vindo a aperfeiçoar a técnica, sendo hoje considerada uma exímia bordadeira. Porém, nesta mostra também estarão patentes ao público trabalhos de Diamantina Simões dos Santos e Maria d’Ascensão Almeida Afonso.

O bordado de Castelo Branco é um dos produtos artesanais mais emblemáticos da região de Castelo Branco, cuja arte está maioritariamente visível em colchas de linho bordadas com fio de sede natural, tingidos de diversas cores e tonalidades, com desenhos de inspiração oriental, uma vez que foram os navegadores portugueses que trouxeram do Oriente este tipo de trabalhos.

Durante séculos, as colchas eram representativas da dignidade do enxoval de qualquer noiva da região, quer fosse plebeia ou nobre. Alguns dos elementos destes bordados são o lar e a Árvore da Vida (Bíblia), os desposados (representados por pássaros juntos), os cravos e rosas, representando o homem e a mulher, respetivamente, os lírios, a Virtude, corações para o Amor, gavinhas para a Amizade, entre outros. Para além dos motivos figurativos do bordado de Castelo Branco, sobressaem as flores e os frutos, as aves, algumas de duas cabeças, os corações, os laços e as figuras humanas.

Para descobrir as particularidades do bordado de Castelo Branco, a Biblioteca Municipal de Cantanhede convida a visitar a exposição, para a qual a entrada é gratuita, até ao final do mês de julho.

Tags: Exposição, "Tesouros de Castelo Branco", Cantanhede
Documentos para Download
Notícias Relacionadas
Classifique esta notícia:  Sem classificação
0 Comentário(s)
Videos
Mais comentadas
Mais lidas
Pesquisa de imóveis »
 
Apartamento T1+1
Venda - Novo
Aveiro
Aveiro, Glória e Vera Cruz
Consultar Imóvel »
Lote de Terreno
Venda -
Coimbra
Coimbra, Santo António dos Olivais
Consultar Imóvel »
Quartos   
© 2011 Jornal da Mealhada. Todos os direitos reservados. Política de privacidade Desenvolvido por  Marques Associados Digital Lda.