Entrar  |   Registe-se  |   Ajuda
17 Julho 2018
terça-feira


Apresentação
Estatuto editorial
Ficha técnica
Newsletter
Publicidade
Contactos
Onde Estou? Página Inicial » Actualidade » Noticiário
Pesquisar
Expofacic é distinguida com o selo de Ecoevento ERSUC
12 Jul 2018, 00:00
Galerias Relacionadas:
  0 video(s)
  0 som(s)
  0 documentos(s)
Visualizações: 126
Acessibilidade:

A Feira Agrícola, Comercial e Industrial de Cantanhede antes de começar já conquistou a distinção de Ecoevento ERSUC. A empresa de tratamento e valorização de resíduos sólidos urbanos no Litoral Centro atribuiu a distinção ao evento com base no compromisso da entidade organizadora, em promover a redução do impacte ambiental do evento, bem como a gestão adequada de resíduos.

Subjacente a esta classificação, a organização da Expofacic deve mostrar responsabilidade e preocupação com a sustentabilidade ambiental de modo a ser reconhecido por todos os participantes. Nesse sentido, a organização terá de criar e implementar no recinto em que decorre o evento um sistema para deposição seletiva de resíduos gerados em todos os setores, garantindo que esses resíduos são recolhidos e encaminhados para as instalações da ERSUC, onde serão triados e posteriormente enviados para reciclagem.

Por outro lado, o compromisso com a minimização do impacto ambiental envolve todos os intervenientes: a organização, ao aderir ao projeto assumindo que desencadeará ações com o objetivo de consciencializar o público e demais participantes para as metas, incentivando-os a adotar práticas e comportamentos que levem a atingir as intenções do projeto ; a ERSUC, ao proporcionar formação adequada para o efeito e ao fornecer meios adequados para recolha dos materiais recicláveis; as associações responsáveis pela dinamização das tasquinhas, comprometendo-se a separar os resíduos produzidos e a encaminhá-los para o local indicado; e finalmente o público em geral, ao utilizar corretamente os meios e dispositivos que permitem a separação dos resíduos.

Numa primeira fase, a ERSUC proporcionará a todas as entidades que exploram espaços de restauração e similares formação inicial sobre o modo de proceder à separação dos resíduos, estando ainda previstas ações de sensibilização durante o evento. Para a concretização das ações previstas, a empresa disponibilizará sacos coloridos para deposição dos recicláveis e no local do evento será definido um espaço para o seu armazenamento, que pode ser um contentor aberto ou um espaço delimitado. No final do evento, os sacos serão recolhidos e pesados, para saber quais as quantidades recolhidas e enviadas para reciclagem.

Recordamos que a Expofacic, para além da distinção como Ecoevento, é um dos festivais nacionais distinguidos pelo Ministério do Ambiente com o “Sê-lo Verde 2018”, programa que visa incentivar a adoção de boas-práticas ambientais, inovadoras e com impacte ambiental, social e económico nos grandes eventos, através do financiamento de medidas a adotar para esse efeito pelas entidades promotoras.

Com início a 26 de julho, a Expofacic propõe-se a implementar várias ações orientadas para o cumprimento dos objetivos do “Sê-lo Verde”, tais como a redução de impactes e o uso eficiente de recursos materiais e energéticos, a adoção de abordagens inovadoras, com recurso a novas tecnologias e integração de renováveis e materiais ecológicos e a educação e sensibilização ambiental, até ao dia 5 de agosto.

Tags: Expofacic, Ecoevento, Cantanhede
Documentos para Download
Notícias Relacionadas
Classifique esta notícia:  Sem classificação
0 Comentário(s)
Videos
Mais comentadas
Mais lidas
Pesquisa de imóveis »
 
Moradia T3
Venda - Usado
Coimbra
Figueira da Foz, Alqueidão
Consultar Imóvel »
Terreno Urbano
Venda -
Aveiro
Ílhavo, Gafanha da Nazaré
Consultar Imóvel »
Quartos   
© 2011 Jornal da Mealhada. Todos os direitos reservados. Política de privacidade Desenvolvido por  Marques Associados Digital Lda.